Agenda das cidades inteligentes é apresentada no Congresso dos Municípios Congresso dos Municípios Alagoanos
No terceiro e último dia do evento, especialistas discutem a transformação digital e o uso de dados para melhorar a gestão pública e o desenvolvimento urbano.
No dia 5 de dezembro, o eixo Cidades Inteligentes foi um dos grandes destaques no terceiro e último dia do Congresso dos Municípios Alagoanos, que contou com a participação de cerca de 90 profissionais e gestores. A sala Mangaba recebeu palestras que abordaram desde o uso de dados para políticas públicas até os desafios da inteligência artificial na administração municipal, temas essenciais para o futuro das cidades alagoanas.
A programação começou com a apresentação “Alagoas em Dados”, onde a Juliana Carla, Superintendente de Informações e Cenários e o Lionaldo Santos, Gerente de Geoinformação, ambos da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão trouxeram para o debate o Portal Alagoas em Dados, que mostra como Estado de Alagoas vem trabalhando as políticas públicas por meio da gestão e boa aplicação dos dados.
Logo após, a palestra “Dados e Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”, ministrada por Alex Marques Rosa, arquiteto e urbanista e coordenador de programas no ONU-Habitat, trouxe uma visão global sobre o futuro das cidades. Rosa, que também coordena o Projeto Visão Alagoas 2030, focou na importância de uma gestão urbana baseada em dados e na necessidade de integrar as soluções tecnológicas para uma cidade mais eficiente, sustentável e conectada com as demandas da população.
Proteção de dados e o uso da inteligência artificial
À tarde, o foco foi na proteção de dados na administração pública. Beatriz Caetano, CEO da Integritaz Consultoria e especialista em governança corporativa e privacidade de dados, falou sobre a responsabilidade das instituições públicas em garantir a transparência e segurança dos dados na era da transformação digital. Beatriz, que também preside o Instituto Alagoano de Privacidade e Proteção de Dados (IAPPD), discutiu os desafios e as práticas recomendadas para a implementação de políticas de proteção de dados nos municípios.
“A transformação digital trouxe um uso exponencial de dados pessoais na administração pública, e isso exige que gestores e agentes públicos priorizem a proteção desses dados. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, é indispensável alinhar os processos à experiência do cidadão, que está em ascensão e não pode ser negligenciada pela gestão municipal,” destacou Beatriz Caetano durante sua palestra.
A última palestra do dia, “Inteligência Artificial e Gestão Municipal: Desafios e Ferramentas para Implementação”, conduzida por Newton Souza, advogado e especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, destacou a inteligência artificial como uma ferramenta inovadora para melhorar a gestão municipal. Ela explicou como a IA pode ser aplicada para otimizar processos administrativos, melhorar a interação com o cidadão e fomentar o desenvolvimento de soluções mais eficientes para a cidade.
“Minha principal dica para os gestores é buscar conhecimento e promover uma abordagem interdisciplinar quando o assunto é inteligência artificial. É fundamental unir forças entre as áreas jurídica, de gestão e de tecnologia para garantir um direcionamento eficaz e responsável no uso dessa ferramenta nas cidades inteligentes,” destacou Newton Souza.
As discussões sobre cidades inteligentes, por exemplo, abrem caminho para a criação de soluções inovadoras que podem melhorar a qualidade de vida da população, otimizar o uso de recursos públicos e fortalecer a economia local.
O Congresso
Com mais de 80 palestras, 16 eixos temáticos e 2500 participantes, o Congresso dos Municípios Alagoanos se consolidou como um evento essencial para a troca de experiências e conhecimento entre gestores públicos, especialistas e demais profissionais envolvidos no desenvolvimento das cidades. O eixo Cidades Inteligentes, com suas discussões sobre inovação tecnológica e transformação digital, demonstrou a importância de preparar as cidades para os desafios do futuro.
O evento é realizado com o apoio de importantes patrocinadores, como Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. O apoio essencial de empresas como Acione, Amaru e Capemisa também reafirma o compromisso conjunto pelo desenvolvimento sustentável e eficiente das gestões municipais.