Alagoano vencedor do municiência da CNM apresenta projeto a prefeitos Municípios
O projeto “Juntos pela Segurança”, de Rio Largo, escolhido como a iniciativa mais inovadora de gestão municipal do Brasil em 2015, foi apresentado na XIX Marcha a Brasília na arena técnica aos gestores, técnicos e agentes de desenvolvimento. José Alencar, sócio fundador da empresa Rastru, diz que o aplicativo de celular possibilita que, em qualquer lugar e a qualquer hora, os cidadãos e servidores se tornem verdadeiros sensores da cidade.
O “Juntos pela Segurança” tem como pilar básico a participação da sociedade, o envolvimento de todos os órgãos e parceiros dos municípios e a colaboração e integração entre cidadão e gestão pública. Utilizando o aplicativo, o cidadão pode informar qualquer situação de violência ou risco, desde um problema de iluminação pública ou perturbação do sossego a crimes contra criança e adolescente, roubo e tráfico de drogas.
O projeto vai muito além da tecnologia e tem como inspiração os conceitos e práticas de Convivência e Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ele fomenta a visão de que a paz e a segurança terão maior alcance com a participação efetiva do cidadão, com foco no combate a diversos fatores que causam a violência, como presença de fatores de risco, violência intergerações e contra a mulher, contextos sociourbanos inseguros, desarticulação da relação Polícia Comunidade e Justiça, e por fim o crime organizado.
Segundo a prefeita de Rio Largo Maria Eliza, por ser uma cidade periférica da capital, Rio Largo tem um índice de violência considerável. “Tivemos a preocupação em criar um grupo de gestão integrada, que seria composto por varias secretarias mais as polícias militar e cível para juntos descobrimos as causas da violência e tentarmos amenizar. Porém, foi visto também a necessidade de termos o cidadão como parceiro e aí como ferramenta para alcançar o cidadão surgiu o aplicativo que foi desenvolvido e todos a partir daí ficaram interligados com o objetivo de trabalharmos o Projeto: Juntos pela segurança”, afirmou a prefeita.