Alagoas se destaca e leva seis prêmios na Mostra Brasil Aqui tem SUS Municípios
Alagoas se destaca e leva seis prêmios na Mostra Brasil Aqui tem SUS
As experiências exitosas do SUS dos municípios de Jundiá, Teotônio Vilela, Feira Grande, Pilar e a pioneira TV Cosems-AL foram premiados dentre os 336 trabalhos da 17ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. Alagoas levou sete trabalhos e venceu em seis.
Foram distribuídos 32 prêmios na noite do último dia 14 no XXXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Emoção e reconhecimento marcaram a noite festiva da premiação.
Os trabalhos premiados foram: Monitoramento dos indicadores do Previne Brasil e o impacto na qualificação dos serviços de Saúde (Jundiá – (apresentado por Marcelo Santos); Grupo Superação: assistência especializada no atendimento aos pacientes com fibromialgia (Teotônio Vilela- Larissa Mota) Identificação de clusters e treinamento em serviço: Estratégias para abordagem da Hanseníase no município de Pilar (Francinny Wanderley); Impacto da assistência de enfermagem em domicílio a pacientes com feridas na AB (Feira Grande – Crislaine Eules)
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente da região Nordeste do Conasems, Rodrigo Buarque, destacou a importância deste reconhecimento em âmbito nacional do trabalho satisfatório do SUS de Alagoas.
“Meu sentimento é de gratidão e orgulho por acreditar em profissionais que dão o seu melhor todos os dias por um Sistema mais humanizado e de acesso para todos”, afirmou o titular do Cosems-AL, acrescentando que Jundiá (município que ele é gestor) é premiado pela segunda vez neste Congresso.
O Cosems-AL recebeu ainda o 6⁰ no valor de R$ 10.000 referente à “sensibilização e mobilização”.
Antes da premiação da Mostra, Aldeir de Almeida recebeu o certificado pela conclusão em junho deste ano do curso de Aperfeiçoamento Ser Gestor SUS.