AMA promove mutirão com Condecs para renovação de decretos de emergência Municípios
Coordenadores municipais de convênios participaram hoje, na AMA, de um mutirão com a Defesa Civil Estadual para de atualização de documentos. Na próxima segunda-feira, dia 20, expira o prazo dos atuais decretos vigentes nas 47 cidades atingidas pela estiagem. Toda a atualização é necessária, segundo o cabo Miranda, da CONDEC/AL para que o governador possa renovar e até ampliar o número de decretos.
Enfrentando uma das piores secas dos últimos anos, os municípios dependem das ações emergenciais do governo e do abastecimento feito também pelo Exército. As prefeituras estão no limite financeiro e não têm mais como comprometer recursos para o abastecimento.
O presidente da AMA, também sertanejo Hugo Wanderley está preocupado com a situação e já começou a discutir ações a serem executadas pela Entidade para amenizar o problema. No início de março o ministro da Integração Helder Barbalho virá a AMA para, em um encontro com prefeitos, conhecer as demandas locais e anunciar novas ações.
A preocupação com os prejuízos que a seca tem causado aos municípios ,já levou o presidente Hugo Wanderley a apresentar ao governador Renan Filho uma série de demandas das cidades. Segundo o presidente, o governador vai reunir todos os prefeitos dos municípios atingidos para apresentar as ações que já estão em andamento e ouvir outras necessidades que possam ser adotadas.
Em Brasília, esta semana, Hugo Wanderley também participou de uma reunião com vários prefeitos e o senador Renan Calheiros que, sensível ao problema, fez a interlocução para a vinda do ministro da Integração, Helder Barbalho a AMA, dia 13 de março.