Após a regulamentação da Lei Paulo Gustavo, CNM publica material para orientar os gestores Cultura
Nota técnica divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz informações aos gestores sobre o tema A Execução da Lei Paulo Gustavo: orientações pós-regulamentação. O documento destaca como os Municípios devem executar os recursos previstos na Lei Complementar (LC) 195/2023 e no Decreto 11.525/2023, publicado em maio pelo Ministério da Cultura e que regulamenta o texto legal. O material produzido pela entidade pode ser acessado aqui.
A publicação elenca instruções quanto às obrigações e às vedações previstas na legislação vigente e que devem ser observadas durante a execução das ações. Também apresenta detalhamento do fluxo para descentralização dos recursos, com instruções aos Municípios em relação ao cadastramento do plano de ação e à solicitação dos recursos da Lei Paulo Gustavo por meio da plataforma TransfereGov.
Nesse sentido, vale ressaltar a necessidade de assinatura do termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura para que o recurso seja repassado aos Municípios. A CNM ressalta que as orientações sobre a utilização dos recursos para o apoio ao setor audiovisual também estão previstos, incluindo esclarecimentos sobre aquisição de equipamentos para salas de cinema, conforme Resolução 2/2023 do Ministério da Cultura, com instrução para que os planos de ação apresentados pelos Municípios sejam devidamente aprovados.
Prazo
A nota contempla ainda esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos nas demais áreas da cultura, com a indicação exemplificativa de utilização da verba para executar ações relacionadas às políticas culturais do Ministério da Cultura, tais como a Política Nacional de Cultura Viva e a Política Nacional de Museus.
A CNM reforça que todos os Municípios podem acessar os recursos da Lei Paulo Gustavo e que o prazo para o procedimento de solicitação dos recursos, detalhado na Nota Técnica, finaliza em 11 de julho de 2023.
Bate-papo
Na próxima quarta-feira, 28 de junho, a Confederação vai promover uma edição especial do Bate-papo que será transmitido pelo canal da TV Portal CNM no YouTube. Na oportunidade, colaboradores da entidade irão orientar os participantes sobre Como solicitar os recursos da Lei Paulo Gustavo. A live está prevista para começar às 15h.
Foto: Agência Brasil