Boletim CNM: Municipalismo conta com deputados e senadores em 2021 Administrativa
O Boletim da Confederação Nacional de Municípios (CNM) do mês de março já está disponível para download no site da entidade e nos demais canais de comunicação. Nesta edição, um dos destaques é a necessidade da união entre Municípios e Congresso Nacional na busca de soluções contra a pandemia de Covid-19.
“Medidas para fazer frente à pandemia vêm sendo debatidas nas reuniões que temos feito com o governo federal, por meio da Secretaria de Assuntos Federativos e do Ministério da Economia. No Congresso Nacional, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as entidades municipalistas estaduais se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), e outras lideranças parlamentares para apresentar a pauta do movimento e pedir celeridade na aprovação das matérias”, afirma o presidente da entidade, Glademir Aroldi.
A edição de março também destaca a entrevista do mês com o presidente do FNDE, Marcelo Ponte. Dentre os temas estão a operacionalização do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) e as dificuldades dos Municípios na aplicação mínima de recursos no setor em 2020. Ainda na temática da educação, o Boletim apresenta uma pesquisa em que 87% dos Municípios conseguiram concluir o ano letivo de 2020. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e as limitações do ensino remoto, gestores municipais conseguiram finalizar o calendário escolar.
No mês da mulher, o Boletim reforça a importância da participação feminina na política. Atualmente o Brasil tem 671 prefeitas e 9.114 vereadoras. Quem fala sobre o tema em artigo é a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) Tânia Ziulkoski.
A publicação pode ser acessada e baixada aqui. Nela ainda é possível encontrar as pautas prioritárias da CNM junto ao Congresso Nacional; destaques na mídia nacional e a agenda de eventos do CNM Qualifica.
Por Victor Gomes