Bombeiros Militares e Civis realizam mapeamento de locais de banho seguro na Praia do Pontal do Peba Branquinha
A praia do Pontal do Peba, localizada no litoral sul do estado, tem sido considerada uma das praias alagoanas com mais áreas seguras para banho. Embora seja um título positivo para a localidade, a Prefeitura de Piaçabuçu, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, compreende a importância de manter atualizado o mapeamento das áreas de risco da praia, e por isso, reuniu equipes do Corpo de Bombeiro Militar e Civil para realizar o mapeamento de toda a área identificando onde é seguro ou não para banho.
Ação foi liderada pelo Cabo Dislan Narciso, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, pela Rafaela Rios, da equipe de Bombeiros Civil local, juntamente com o subsecretário de turismo, Renato Ramalho.
Cerca de 90% de área da praia possui espaços seguros para banhistas. Apenas um ponto requer uma atenção maior, que é na mediação da Barrinha.
“Fizemos todo mapeamento da praia, e identificamos quais as áreas estão seguras para os banhistas e quais não estão. Através dos dados obtidos conseguimos identificar que cerca de 90% da área da praia está segura para banho. Apenas nas proximidades da Barrinha, como é conhecido popularmente, é que deve ter uma atenção mais minuciosa”, explicou Rafaela Rios, Bombeira Civil.
Posteriormente estarão sendo implantadas toda a sinalização que indicarão os pontos seguros para o banho aos veranistas e deixarão a praia com mais segurança, além de trazer outras informações que cooperarão com o trabalho exercido pela equipe de bombeiros civis que atuam na localidade.
“No inicio de 2018, uma equipe de Bombeiros Civil, foi designada a atuar na Praia do Pontal do Peba para reforçar a segurança e proteção aos banhistas, e até então não há registros de óbitos por afogamento, contudo, já houve casos de principio de afogamento que foi interrompido graças ao desempenho da equipe de bombeiros de plantão. Através da sinalização estaremos já orientando aos banhistas sobre área que devem ou não tomar banho”, explicou o Subsecretário de Turismo, Renato Ramalho.