Busca Ativa Escolar: servidores da Educação, Saúde e Assistência Social de Paripueira participam de capacitação Administrativa
Profissionais da Prefeitura de Paripueira participaram nesta segunda-feira (10), de uma capacitação sobre a estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE). A BAE é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio da BRK Ambiental, que tem como objetivo combater o abandono e a evasão escolar.
Durante a capacitação, realizada na Secretaria Municipal de Educação e que contou com a presença de secretários de Educação, Saúde e Assistência Social de Paripueira, os profissionais receberam orientações e informações sobre a metodologia da BAE, além da assinatura do Termo de Compromisso com a estratégia, realizada pelo prefeito Abrahão Moura. O momento teve como propósito fortalecer a implementação da BAE no município.
A oficina foi ministrada pela equipe da Asserte, organização responsável pela implementação da BAE. Cerca de 25 técnicos das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social participaram da capacitação, com o objetivo de integrar a equipe da Busca Ativa Escolar e aprofundar o conhecimento da realidade local.
Durante a oficina, os técnicos abordaram a importância do arranjo intersetorial e sua institucionalização, discutindo estratégias para construir uma rede que trabalhe de forma articulada com o sistema de garantias de direitos, evitando que crianças e adolescentes fiquem fora da escola. A intersetorialidade é destacada como um ponto fundamental no enfrentamento da exclusão escolar.
“Neste encontro, integramos a equipe da Busca Ativa Escolar do município e aprofundamos o conhecimento da realidade local, discutindo estratégias para construir uma rede intersetorial, que trabalhe de forma articulada com o sistema de garantias de direitos, evitando que crianças e adolescentes fiquem fora da escola”, destacou a especialista em Educação da Asserte, Ana Paula Costa.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF e Undime, que conta com uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade educacional. Em Alagoas, a estratégia é implementada através do Selo UNICEF no Estado, com a parceria da BRK Ambiental em diversos municípios, incluindo Paripueira. A Asserte atua como parceira implementadora do projeto no Estado.
Com a capacitação dos profissionais e a implementação da BAE, espera-se que Paripueira possa fortalecer suas ações na área da educação, garantindo que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à escola e recebam a devida atenção para que permaneçam e se desenvolvam de forma plena em seu ambiente de ensino. A BAE é mais um passo importante na busca por uma educação inclusiva e de qualidade no município.
“Receber os representantes da Asserte e da Unicef para a assinatura do Termo de Compromisso tem o propósito de fortalecer estratégias da educação de Paripueira no enfrentamento a exclusão e abandono escolar, garantindo assim a aprendizagem dos estudantes. Agradeço a Asserte e a Unicef pela relevante parceria. Agradeço também ao prefeito Abrahão Moura pelo compromisso com o desenvolvimento da educação de Paripueira, e aos secretário Alexandre Mendonça (Saúde) e Jurandir Duarte (Assistência Social), pois juntos vamos estabelecer trajetórias eficazes para acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Laura Ângelo.