CIR da 5ª e 6ª Regiões de Saúde discute fortalecimento da Rede materno-infantil Municípios
CIR da 5ª e 6ª Regiões de Saúde discute fortalecimento da Rede materno-infantil
Mary Wanderley
Gestores e técnicos de Saúde dos municípios; do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems); e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) participaram nessa terça (21) em São Miguel dos Campos da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 5ª e 6ª Regiões de Saúde. O fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da assistência materno infantil estavam entre os pontos altos das discussões.
A presidente do Cosems, Izabelle Pereira enfatizou a necessidadedo apoio efetivo da Sesau aos municípios, reafirmando que sempre tem pautado nas reuniões com os secretários e em todos os espaços que ocupa sobre a necessidade de monitoramento, capacitações , garantia das referências e da resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito de São Miguel dos Campo, Pedro Ricardo, reforçou seu empenho na garantia de uma saúde de qualidade para os seus munícipes e a região, apesar de todo o cenário de dificuldades da gestão pública, principalmente o subfinanciamento da saúde.
Na ocasião, foram apresentados a estrutura e o fluxo da Samu em Alagoas. A coordenadora estadual da Rede Cegonha, Sirlene Patriota, apresentou o mapa de vinculação para as agestantes de risco habitual e de alto risco da região.
Dentre os encaminhamentos constaram a retomada do comitê de monitoramento da rede materno infantil da região composta pelo hospital de referência, maternidades e representantes dos municípios. A mesa de abertura foi composta pela secretária de São Miguel dos Campos, Andrelina Mangueira, a coordenadora da 5° RS, a secretária de Roteiro Eládia dos Santos, a de Jequiá da Praia Patrícia Oliveira, que representou a Coordenação da 6°RS e Lenise Abreu da Sesau.
A coordenadora do apoio do Cosems Josinete Marques e os apoiadores Ana Porto e Joelson Lisboa também contribuíram com as discussões da CIR.