CNM informa sobre as dificuldades de acesso aos sistemas informatizados do FNDE e reforça pleitos municipalista Educação
Gestores municipais de todo o país continuam enfrentando dificuldades para acessar os sistemas informatizados gerenciados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), principalmente o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).
Por esse motivo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reiterou no dia 12 de março os pleitos municipalistas apresentados em janeiro deste ano ao Ministério da Educação (MEC) referentes aos problemas de acesso e de liberação de senhas desses sistemas.
Uma outra preocupação da entidade é sobre a proximidade do término dos prazos das prestações de contas de importantes programas federais. De acordo com a área técnica da Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), um número expressivo de gestores municipais têm entrado em contato com a entidade relatando demora para recebimento e para liberação de senhas. Essa situação impede que os gestores tenham acesso aos sistemas para lançarem as informações referentes à execução dos programas do exercício anterior dentro do prazo estabelecido pelo FNDE.
O presidente da CNM, Glademir Aroldi, enfatiza que os Municípios não podem sair prejudicados. “A CNM entende que a educação municipal não pode ser prejudicada em sua gestão devido aos problemas que ultrapassam seu âmbito de atuação. Por esse motivo, foi reforçada a necessidade de que os Municípios não sofram sanções decorrentes do atraso no encaminhamento da prestação de contas em razão das dificuldades de acesso aos sistemas e pela não liberação das senhas em tempo hábil”, explica Aroldi.
Acesse o ofício na íntegra AQUI