CNM se reúne com ministro do Turismo e presidente da Embratur para debater pautas dos Municípios no setor Municípios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reuniu com o ministro do Turismo, Carlos Brito, e o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Sílvio Nascimento, para apresentar as demandas dos Municípios brasileiros e os principais desafios enfrentados atualmente. Também foi entregue a eles o convite para o 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que ocorre de 11 a 13 de agosto, em Diamantina (MG). Os encontros ocorreram em agendas separadas, no dia 6 de julho.
Junto ao Ministério, a área técnica de Turismo da CNM apresentou temas importantes referentes a investimentos disponíveis para a área, acordos de cooperação técnica, centros de interpretação do patrimônio mundial e sinalização turística. Já na reunião com a Embratur, a CNM tratou da elaboração de estratégias conjuntas envolvendo a Embratur e a entidade municipalista, com intuito de viabilizar a qualificação de pequenos Municípios, objetivando a participação desses em feiras internacionais por segmentação de mercado, mapeadas pela Embratur.
Encontro de Cidades Históricas
A cidade escolhida para a realização do evento, Diamantina, teve seu Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1999. O Município tem conservado numerosos edifícios e vem obtendo ao longo dos anos resultados decorrentes do desenvolvimento econômico e social por meio da associação e utilização do patrimônio cultural como um vetor de desenvolvimento para o turismo.
O evento tem por objetivo a continuidade do Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas, uma vez que essas cidades patrimônio natural e cultural no Brasil desempenham papel de destaque na dinamização econômica, social, cultural, ambiental e turística e, por essa razão, são núcleos com grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda e devem aproveitar as suas especificidades e redes de cooperação.
O evento no formato híbrido. As inscrições podem ser feitas aqui.