Comemoração do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil Feliz Deserto
A Prefeitura de Feliz Deserto, por meio da Secretaria municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (26) ações em alusão ao dia mundial de combate ao trabalho infantil.
Brincadeiras tradicionais como corrida de saco, dança da cadeira, brincadeira do sinal, entre outras fizeram a alegria da criançada que aproveitou a manhã inteira para se divertir.
A secretária de assistência social, Alice Beltrão, destaca o resgate das brincadeiras e afirma que a ação também teve o intuito de conscientizar sobre o papel da criança na sociedade.
“Criança tem que ser criança, tem que brincar, se divertir, não pode assumir papel do adulto e ser responsável pelo sustento do lar. A gente organizou uma manhã especial, mas que deve ser rotina no dia a dia das crianças, elas precisam aproveitar a infância da melhor forma possível.” Falou.
As crianças do CRAS fizeram apresentação do grupo de capoeira, brinquedos infláveis e brindes alegraram a criançada.
O Secretário de Educação Djlama Barros, desejou a todos um evento bem proveitoso, e reforçou que a educação é o princípio de tudo para um bom crescimento.
Marco Aurélio, secretário de Esporte e Lazer, destacou a importância do esporte para as crianças e convidou para participarem das ações da secretaria, como a escolinha de futebol do município.
A coordenadora do CREAS, Rutnéia Lessa, o presidente do Conselho Tutelar José Ângelo, e a psicóloga Áurea Oliveira, do CREAS, também conscientizaram aos presentes sobre os direitos das crianças.
Para dar um melhor resultado a campanha em combate ao trabalho e exploração infantil, as equipes do CREAS E Conselho Tutelar realizarão uma série de ações de sensibilização durante o evento.
O advogado do CREAS Dr. Sandro Feitosa finalizou explicando sobre a legislação brasileira que proíbe o trabalho sob qualquer condição até os 13 anos. A partir dos 14 anos, pode-se trabalhar como aprendiz. Dos 16 aos 18, as restrições são para atividades noturnas (das 22h às 5h), insalubres ou perigosas e que façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.
Denuncie, disque 100.
Por ASCOMFD