Conagreste participa de inauguração de indústria de tratamento de resíduos na CTR de Craíbas Municípios
Conagreste participa de inauguração de indústria de tratamento de resíduos na CTR de Craíbas
A CTR recebe diariamente resíduos sólidos e efluentes de diversos municípios do Agreste, a maioria consorciados ao Conagreste. A planta industrial da empresa Alagoas Ambiental, que realizou a entrega dos equipamentos, foi ampliada com uma Usina de Biogás, com capacidade de gerar energia limpa para dez mil residências, uma Estação de Tratamento de Chorume e uma Estação de Tratamento de Esgoto.
O presidente Alagoas Ambiental, Antônio Tarciso da Silva, e o diretor de operações da empresa, Marnes Gomes, receberam a equipe técnica do Conagreste, que além de Júnior Mota, foi composta pelo engenheiro ambiental Fabrício Lima, e pela advogada Brígida Alencar.
Com a implantação do biogás, o gás produzido por meio da decomposição do lixo será transformado em energia renovável suficiente para abastecer 10 mil residências.
Também foi inaugurada uma estação de tratamento de chorume. O equipamento de tecnologia alemã, com capacidade para tratar 130 mil litros de chorume por dia, irá transformar o líquido poluente em água destilada. A Alagoas Ambiental também entregou uma estação de tratamento de efluentes, com capacidade para 300 mil litros. Uma importante solução para a questão de saneamento no Agreste alagoano, pois a CTR irá receber caminhões limpa fossa e tratará os resíduos.
Em seu discurso, o superintendente Junior Mota – que representou o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira- falou sobre o trabalho da Alagoas Ambiental no cuidado com o meio ambiente e com o desenvolvimento do estado de Alagoas. “Temos aqui um aterro sanitário que é exemplo para o Brasil e, em nome de todos os municípios consorciados, venho parabenizar o presidente Tarcísio da Silva pelo trabalho que a Alagoas Ambiental vem realizando, não somente em prol do meio ambiente, mas também pelo desenvolvimento do nosso estado”, finalizou Mota.
Ainda durante o evento, a equipe técnica do Conagreste encontrou o diretor executivo do IMA/AL, Ivens Leão, e a secretária de Meio Ambiente de Palmeira dos Índios, Ana Luíza.
Texto e imagens: Ascom Conagreste