Consultor da AMA encerra curso sobre Previdência Complementar Cursos
O segundo dia do curso sobre Previdência Complementar na tarde desta quarta-feira, dia 15, com o palestrante Josival França, falou sobre a Reforma da Previdência Municipal, temas obrigatórios, a repercussão no RPPS, os prazos, as sugestões e boas práticas à Reforma.
Jorival possui experiência na área de Previdência Própria há mais de 20 anos e atualmente é consultor da AMA e presta assessoria a diversos RPPSs. “A União aprovou a reforma da previdência, muitos Estados aprovaram a toque de caixa suas reformas e os municípios que foram prejudicados”, afirmou Jorival, destacando a importância de se organizar para fazer as mudanças exigidas a partir do dia 13 de novembro.
A reforma da Previdência de 2019 obrigou todos os estados e municípios com regime próprio a instituírem previdência complementar em até dois anos. Foi pensando em auxiliar as prefeituras que ainda não conseguiram se adequar, que a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) ofereceu um curso sobre previdência complementar.
A previdência complementar serve para trabalhadores que escolhem recolher a mais, com o objetivo de receberem aposentadoria ou benefício acima do teto. No caso de servidores públicos em regime próprio, o plano precisa ser oferecido e gerido por uma entidade fechada de previdência complementar.
O Gerente de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro, reforçou que a Associação capacitou mais de 1500 servidores municipais em 2020, e mais de 8 mil pessoas nos últimos 5 (cinco) anos. “Por mais competente que seja o prefeito, ele não administração sozinho, ele precisa de um corpo técnico qualificado”, afirmou Pedro Ferro, enfatizando que o atual curso trará ações necessárias à reforma da previdência.
O presidente da Associação das Previdência Próprias do Estado de Alagoas (APEAL), João Gomes, também participou do curso e destacou que a AMA tem sido parceira na qualificação dos técnicos municipais dos Regimes de Previdência. “Quero agradecer a AMA pela parceria com a Apeal e com o RPPS – Regime Próprio de Previdência Social. A gestão do presidente Hugo Wanderley está compromissada em trazer pessoas qualificadas para nos capacitar e qualificar”, afirmou.