“Controle Interno e Gestão de Risco não é só para as controladorias municipais”, diz auditor do TCU Congresso dos Municípios 2023
O auditor do Tribunal de Contas da União, Diego Padilha destacou para os servidores municipais, durante sua palestra no Congresso dos Municípios 2023 que “Controle Interno e Gestão de Risco é de suma importância para todos os setores do funcionalismo público e não só para as controladorias municipais”.
Esse foi um dos temas do Congresso que mais atraíram servidores, que procuram capacitação de alto nível sobre controles internos administrativos e gestão de risco como instrumentos para eficiência nas ações desenvolvidas nos municípios.
Os Controles Internos da Gestão também são denominados de primeira linha de defesa. O gerenciamento de riscos se concentra na identificação de ameaças e oportunidades, mas são os controles internos que ajudam a combater as ameaças e aproveitar as oportunidades identificadas.
Em um sistema de controle interno podem ser encontrados, controles orçamentários, custos padrões, relatórios operacionais periódicos, análises estatísticas, programa de treinamento de pessoal e auditoria interna.
A gestão de risco é o conjunto de atividades coordenadas que têm o objetivo de gerenciar e controlar uma organização em relação a potenciais ameaças, seja qual for a sua manifestação. Isso implica no planejamento e uso dos recursos humanos e materiais para minimizar os riscos ou, então, tratá-los.
Alguns exemplos que devem ser adotados são treinamento e capacitação, ética e transparência; código de conduta; de qualidade; auditoria interna permanente; canal de ouvidoria; privacidade dos dados, entre alguns outros importantes. Um trabalho que não pode ser restrito aos controladores, mas precisa do envolvimento de todos os setores.
O Congresso dos Municípios Alagoanos 2023 é a mais importante plataforma de conhecimento para técnicos e servidores que atuam na gestão pública.