Cosems e Sesau discutem Plano Integrado das Redes Temáticas por Ciclo de Vida Municípios
Integrantes do Grupo Condutor das Redes de Atenção à Saúde (RAS); apoiadores da Gerência de Atenção Primária; técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems); dentre outros representantes do setor, se reuniram na manhã desta quarta-feira (10), no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRO), no Farol, para discutir o Plano Integrado das Redes Temáticas por Ciclo de Vida.
A coordenadora estadual da RAS, Júlia Levino, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), destacou a importância de socializar o plano para que toda a rede trabalhe de forma integrada. A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros, conduziu a apresentação da temática e, junto à coordenadora da RAS, pontuou os encaminhamentos tirados da reunião.
Ficaram acordadas no encontro a elaboração de uma nota técnica, feita pela Sesau e Cosems, orientando os municípios sobre a construção de um plano municipal de Educação Permanente; a realização de seminário das Redes por macrorregião de Saúde; discussão aprofundada da nova portaria da saúde mental e estratégias para enfrentamento das dificuldades da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Alagoas.
Entre os encaminhamentos estavam ainda a definição da necessidade de implantar nos municípios a Odontologia Domiciliar para os portadores de Deficiência; e a realização de fórum com integrantes da Justiça de Alagoas sobre a política de saúde mental. Outro ponto explorado na reunião é a necessidade de capacitação nos municípios – também com o apoio do Estado – dos profissionais de saúde para o atendimento da urgência na Atenção Básica com foco no caderno 28 (acolhimento à demanda espontânea).
ASCOM COSEMS