Cosems realiza assembleia para discutir crise no SUS na próxima segunda-feira Municípios
Gestores da Saúde vão expor pendências de repasses financeiros dos programas estaduais, desabastecimento da Farmácia Básica e Samu; dentre outras dificuldades.
A Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) realiza na próxima segunda-feira (22), às 9h, uma assembleia geral, no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no Pinheiro, com os gestores para discutir a crise na saúde e as consequentes dificuldades financeiras para o cumprimento das obrigações municipais. O objetivo é unir esforços no sentido de enfrentar a situação que reflete na qualidade do atendimento prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
A situação crítica nas questões operacionais do SUS em Alagoas envolve pendências de repasses financeiros dos programas estaduais, desabastecimento da Farmácia Básica e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); desfinanciamento da Atenção Básica com a extinção do Prosaúde; dificuldades na aquisição de fraldas geriátricas e insumos e medicamentos para tratamento do diabetes (tiras glicêmicas e lancetas).
As dificuldades incluem ainda o desabastecimento da antiga Farmex (medicamentos de alto custo); custeio com Tratamento Fora do Domicílio (TFD) Interestadual, envolvendo o cancelamento de agendamentos de tratamento fora do Estado e o não fornecimento de passagens e diárias aos usuários; dentre outros. A decisão pela assembleia geral se deu em reunião da Diretoria Ampliada do Cosems, nessa segunda-feira (15).
ASCOM COSEMS