Defesa Civil de Traipu conclui que Igreja de Santa Cruz deve ser demolida Traipú
Após desabamento de torre, Defesa Civil de Traipu conclui que Igreja de Santa Cruz deve ser demolida; Prefeitura vai ajudar na reconstrução
A Prefeitura de Traipu, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Traipu (COMDEC), interditou, nesta sexta-feira (22), a Igreja de Santa Cruz, no Povoado Capivara, a 45 km do Centro do município, cuja torre desabou na última quarta-feira (20), em razão de danos provocados pelas chuvas.
A torre da Igreja, parte da fachada, do telhado e uma parede interna, desabaram na tarde da última quarta-feira (20). Chovia bastante quando a estrutura desmoronou. Além da Defesa Civil municipal, uma equipe de engenharia foi até o local para fazer uma vistoria e avaliar as causas do desabamento.
O coordenador da Defesa Civil municipal, Maurício Machado, disse que a recomendação é que a igreja seja totalmente demolida, pois não há condições para recuperação e falou sobre as causas do desabamento.
“Toda a estrutura do prédio terá que ser demolida, porque não tem condições de recuperação. A causa do desabamento foi erosão no material, causada pela chuva, e por uma intervenção realizada no prédio para a instalação de uma laje. A construção é antiga, feita com um material sedimentoso, que ficou completamente encharcado, o que, com essa grande quantidade de chuva e através de infiltrações, comprometeu a estrutura”, pontuou Maurício Machado.
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, a demolição da estrutura é de responsabilidade da igreja.
O prefeito de Traipu, Lucas Santos, já entrou em contato com a Arquidiocese de Penedo e ofereceu ajuda da gestão municipal, para definir sobre a demolição e construção de uma nova igreja no local.