Dia Mundial de Proteção aos Manguezais é comemorado com semana de palestras nas escolas municipais Coruripe
Os impactos do descarte inadequado de resíduos sólidos em áreas de manguezais é o tema central das palestras
O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais é comemorado em 26 de julho, e para lembrar a data a Prefeitura de Coruripe através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação promove a Semana do Manguezal nas escolas municipais.
A ação consiste na realização de palestras educativas com o tema: Os impactos do descarte inadequado de resíduos sólidos em áreas de manguezais para alunos do 6º ao 9º ano, onde é debatida a importância da preservação desse ecossistema para o equilíbrio da natureza.
A assessora de Educação Ambiental e Resíduo Sólido da Secretaria de Meio Ambiente, Renyse Cruz, destacou a importância de levar às escolas ações de sensibilização sobre a preservação do manguezal.
“Em Coruripe temos vários tipos de mangue, dentro de áreas que precisam de proteção, esse ecossistema está ameaçado pela ação humana, como o descarte de resto de construção e materiais plásticos. Por isso, é fundamental a realização dessas ações educativas para que esses alunos se sensibilizem com as informações recebidas e sejam multiplicadores do conhecimento, levando para seus familiares e amigos a importância do manguezal para equilibrar a natureza”, frisou.
A aluna do 9º ano da Escola Cláudio Daniel, por onde a prefeitura iniciou o ciclo de palestras, Gabrielly Alcântara, disse está contente com o que aprendeu e que vai repassar as informações para seus familiares.
“Hoje foi um dia muito legal, pois aprendemos um pouco sobre a importância de preservar o manguezal e o quanto esse ecossistema só traz benefícios para o equilíbrio da natureza. Considero importante a realização de palestras como essa e com certeza irei repassar em casa tudo que aprendi aqui”, pontuou a aluna de 14 anos.
O coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Educação, Júnior Alves, falou da escolha das escolas para realização das palestras.
“Selecionamos as escolas para participação nessas atividades através da proximidade com esse ecossistema, então realizaremos durante a semana essa rodada de palestras nas escolas do eixo praias e eixo centro, que são as mais próximas. Desta forma os alunos podem ter um maior contato com as áreas de mangue”, concluiu o coordenador.