Diálogo Municipalista em Maragogi discute vocação turística do Nordeste Maragogi
Na abertura da V Edição do Diálogo Municipalista, que aconteceu em Maragogi, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, destacou a importância da união para manter a luta municipalista. O décimo evento da série, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne gestores de Alagoas e Pernambuco.
“Nós vivemos um tempo de transformações e reformas. Um momento de instabilidade política e econômica e os municípios precisam ter a condução equilibrada do caminho a seguir. É importante que todos nós, prefeitos, prefeitas, secretários municipais, vereadores e funcionários das administrações municipais se mantenham informados para superar dificuldades e manter um canal de diálogo com a sociedade”, afirmou Wanderley.
Como anfitrião, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, que também é terceiro vice-presidente da CNM, destacou a importância do “Diálogo” e agradeceu a parceira da AMA e Governo do Estado.
Durante a abertura, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, anunciou que Maragogi junto a outros municípios de Alagoas e Pernambuco serão os percussores na implantação do projeto do TCU sobre governança. Na sua palestra, o ministro pontuou os desafios e obrigações de uma boa gestão.
“A liderança nacional nem sempre respeita quem fica na ponta, que é o município. Não adianta implantar uma UPA sem conversar com o prefeito antes, porque se não houver dinheiro, a UPA ficará abandonada”, afirmou Nardes, ao mostrar apoio as causas municipalistas.
Esta edição, o Diálogo Municipalista traz como tema “Turismo e Desenvolvimento Econômico e Cultura”. Diversos assuntos serão tratados nas palestras durante os dois dias do evento. Aqueles de teor mais técnico estão centrados em dois eixos: turismo e cultura. No primeiro serão abordadas as formas de comercialização do produto turístico, a importância de uso da ferramenta para alavancar a economia do Município e as fontes de financiamento existentes.
Já o segundo eixo, traz a questão da cultura, grande aliada para impulsionar o turismo local. As palestras irão apresentar a necessidade de se investir na área, passando pelo potencial de desenvolvimento social e econômico das políticas públicas e ainda os recursos disponíveis tanto pelo governo quanto pelos estados.
O governador Renan Filho lembrou que procura fazer um governo municipalista e destacou a importância da construção do aeroporto em Maragogi para o fortalecimento do setor em todo o Estado. “Maragogi é uma das cidades que mais recebe turista do país e não tem um aeroporto para recebe-los o que justifica a necessidade urgente da construção de um”, afirmou.
“O turismo é o que pode trazer retorno mais rápido. 52 setores da economia estão envolvidos. E essa é a segunda fonte de economia do estado de Alagoas”, destacou José Antônio Parente, secretário nacional de estruturação do turismo, representando o ministro Max Beltrão.
Além dos gestores, o Diálogo Municipalista em Maragogi está reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores. “Nós não somos como MST ou movimentos sindicalistas, somos governança dentro do povo, mas não podemos ficar de cabeça baixa. Precisamos travamos uma luta séria dentro do congresso nacional”, afirmou o presidente da Associação dos Municípios do Pernambuco (Amupe), José Patriota, Entidade que também apoia o evento.
Também participaram da abertura a representante do Ministério da Cultura Magali Moura, os deputados estaduais Isnaldo Bulhões e Francisco Tenório, Secretário Geral da CNM, Eduardo Tabosa e o diretor da Embratur Marco Lomanto.