Edital do Ministério do Turismo promove o desenvolvimento do turismo gastronômico intermunicipais Cultura
O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Unesco, selecionará um profissional de turismo, gastronomia ou de áreas afins para a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e as inscrições ficarão abertas até o dia 28 de março. O selecionado irá criar seis produtos que poderão ser executados pelo MTur.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a culinária brasileira é resultado de uma grande mistura de ingredientes e tradições inseridos no país por nativos e imigrantes e a decorrência de diversas interações de diferentes povos e culturas acarretou na particularidade gastronômica de cada região do país.
A equipe técnica de turismo da Confederação aponta que entre os produtos que serão apresentados, podem ser citados o mapeamento dos principais eventos gastronômicos nacionais, roteiros gastronômicos e produtos turísticos brasileiros ligados à gastronomia; a sistematização das políticas, programas e projetos desenvolvidos, em âmbito nacional e estadual, relacionados ao fortalecimento do turismo gastronômico; e o levantamento e a sistematização de informações relacionadas à gastronomia que contribuam para a construção de indicadores do setor e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Definido como atividade que proporciona experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de tal maneira que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente de determinada região, a equipe técnica da CNM acredita que o turismo gastronômico oferece ao viajante a possibilidade de se aproximar do alimento aprendendo com quem produz, ampliando o desenvolvimento econômico do Município gerando emprego e renda, o desenvolvimento de rotas gastronômicas oferece experiências únicas aos viajantes, fomentando a atividade do turismo entre Municípios circunvizinhos.
Foto: Ministério do Turismo