Em evento sobre transparência, Hugo Wanderley destaca trabalho de controladores Municípios
Em evento sobre transparência, Hugo Wanderley destaca trabalho de controladores
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito Hugo Wanderley disse hoje que os controladores são fundamentais para a habilitação dos municípios ao sistema de informação para avaliação de boas práticas e transparência. Em reunião on line com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, representantes dos órgãos de controle reconheceram o trabalho da AMA em disseminar a necessidade da eficiência da gestão e promover capacitações sistemáticas das equipes técnicas.
O encontro faz parte do programa nacional de prevenção à corrupção, que tem apoio da Associação, cuja plataforma de auto serviço do sistema da rede de controle foi apresentada pelo coordenador nacional Mario Bertuol.
A implementação do controle preventivo , através da governança, tem feito a diferença, disse o ministro do TCU, Augusto Nardes que através de indicadores tem acompanhado a evolução dos municípios. “ Esse trabalho tem apresentado gestores cada vez mais eficientes e menos equivocados”, disse Nardes.
Eliminar as dificuldades criando ambientes modernos , treinamentos à exaustão é o que se propõe o Tribunal de Contas do Estado. O presidente Otávio Lessa diz que “não adianta ser apenas fiscalizador, porque isso não é eficiência”.
O trabalho deve ser conjunto porque a qualificação é um problema para os municípios, reconhece o representante da CGU/AL Sérgio Studart . Ao apresentar o detalhamento do programa que propõe um novo olhar sobre o que recai em corrupção, Claudivan da Silva Costa, secretário do TCU/AL reconheceu que a maioria dos gestores está sendo inovadora. Com engajamento, esse sistema de informação facilitará o trabalho de todos”, acrescentou a controladora geral do Estado, Adriana Araújo.
Também participaram da reunião on line, o diretor geral da Escola de Contas do TCE, Rodrigo Cavalcante e o secretário municipal de Controle Interno de Maceió, José Barros Lima, além de gestores , controladores e procuradores municipais.