Encontro discute segurança nas escolas de Coruripe Educação
Aplicativo para auxiliar nos trabalhos também foi apresentado aos gestores e coordenadores escolares
Aconteceu nesta quinta-feira (22), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal – Campus Coruripe), uma reunião para reforçar a importância dos protocolos de segurança nas escolas do município, No encontro, gestores escolares e coordenadores também puderam conhecer o aplicativo Disque Denúncia Alagoas.
O encontro ocorrido no início do ano letivo de 2024 foi conduzido pelo coordenador de Segurança da Secretaria de Educação de Coruripe, Agberto Viana.
“Com o início do ano precisamos reforçar a importância em seguir os protocolos de segurança em todas as escolas do município. Este tema é de extrema importância para o prefeito Marcelo Beltrão. Não devemos baixar a guarda jamais, sobre os protocolos. Então, nos reunimos com todos os gestores e coordenadores escolares, dos eixos Praias, Centro e Pindorama. Também aproveitamos o momento para apresentar o aplicativo do Governo do Estado ‘Disque Denúncia Alagoas’ “, explicou.
O aplicativo é uma ferramenta que pode auxiliar na segurança e prevenção. “O aplicativo é uma ferramenta que vai nos ajudar a proteger, principalmente sobre assédio, discriminação e crimes contra crianças e adolescentes. Apresentamos tudo sobre o funcionamento e quais os tipos de denúncia ele pode receber de forma on-line e rápida”, acrescentou o coordenador de Segurança da Semed.
E encerrou Agberto Viiana: “Foi um encontro muito importante para alinhar todo o processo de segurança, envolvendo alunos, funcionários e gestores, para que possamos ter um ano letivo seguro e com bastante eficiência para toda a comunidade escolar”.
O aplicativo
O Disque Denúncia Alagoas é uma ferramenta que pode auxiliar também na segurança das escolas, podendo receber de maneira sigilosa e rápida denúncias sobre:
– Racismo;
– Violência;
– Violência contra a mulher e idoso;
– Homicídio;
– Tentativa de Homicídio;
– Tráfico de Drogas;
– Porte de Arma;
– Foragido;
– Roubo;
– Intolerância;
– Receptação;
Investimento em 20 unidades de ensino e seis extensões
A gestão do prefeito Marcelo Beltrão e do vice, José Enéas Gama, investiu em um moderno sistema de segurança já instalado nas unidades de ensino, dotado de câmeras externas e internas, sensores de presença em todas as salas de aula, sirenes, botão antipânico e um leitor facial. Além de uma câmera de longo alcance que identifica rostos e placas de veículos. A empresa Teltex Tecnologia chama de inteligência artificial. Além dos investimentos nas escolas, todos os ônibus também contam com câmeras e rastreamento de rota via satélite.