Ensino técnico-profissionalizante chega a Murici através do Ifal Municípios
O governador Renan Filho prestigiou a inauguração do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) no município de Murici, nesta segunda-feira (16). Na solenidade, ressaltou a qualidade e a importância da ampliação do ensino promovido pelo Instituto. Até o final de seu governo, Renan Filho pretende ajudar na instalação de 25 unidades em Alagoas, para fortalecer o ensino técnico-profissionalizante para jovens.
“A vinda do Ifal para Murici é muito importante para a região, visto que o Estado inteiro precisa de unidades do Instituto. Antes, tínhamos apenas quatro, hoje temos 16 em funcionamento; porém, estamos trabalhando para chegarmos a 25 unidades em Alagoas”, disse Renan Filho, que parabenizou a cidade pelos seus 124 anos.
O empenho do governador se deve à compreensão de que o ensino técnico-profissionalizante é fundamental para a entrada facilitada no mercado de trabalho e qualificação do jovem.
“As melhores escolas públicas de Alagoas são as unidades do Ifal (segundo números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e levar essa qualidade para o interior é uma vertente muito importante para nossa educação”, completou o governador.
A unidade está em funcionamento desde janeiro deste ano, oferecendo cursos técnicos integrados de nível médio nas áreas de agroindústria e agrotecnologia. O reitor Sérgio Teixeira ressaltou que Murici não poderia receber presente maior.
Segundo Renan Filho, Murici nunca recebeu tamanho investimento em Educação. Foram R$ 15 milhões de recursos em obras.
A sede definitiva do Ifal Campus de Murici dispõe de 12 salas de aula, um laboratório de Física e Matemática, três laboratórios específicos de agroindústria, um laboratório de línguas (Inglês e Espanhol), um laboratório de informática, um ginásio de esportes, um auditório com capacidade para 130 pessoas e área de convivência.