Escola Francisco Mangabeira, em Traipu, é selecionada para a 1ª edição do TIMSS no Brasil Educação
A Educação de Traipu segue conquistando bons índices e melhorando a cada dia. Prova disso é que a Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mangabeira, no Centro do município, foi selecionada pelo INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, para fazer parte da amostra do projeto Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS).
O projeto é organizado pela Associação Internacional para Avaliação Educacional (IEA) e tem como intuito avaliar o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos na trajetória do 4º ao 8º ano, a partir de evidências comparáveis entre os países que participam. A avaliação será realizada entre 28 de agosto e 15 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros.
A Escola Municipal Francisco Mangabeira tem 306 alunos. Oferece educação do 6º ao 9º ano e tem também turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ao todo, 34 servidores atuam na unidade escolar.
A escola foi reinaugurada, em julho deste ano, após passar por uma intensa e importante reforma. O prédio dispõe de térreo e primeiro andar, tem oito salas climatizadas, videoteca, sala de informática, seis banheiros, despensa, depósito, pátio coberto, além da secretária, diretoria, cozinha e salas de coordenação e dos professores.
Com a reforma, a Secretaria Municipal de Educação aprimorou o ensino e melhorou o espaço escolar, visando o conforto e bem-estar dos alunos, professores e servidores em geral, agregando qualidade e maior desenvolvimento para a aprendizagem.
O estudo da TIMSS será realizado a partir da aplicação de um teste referente aos conhecimentos do conteúdo de matemática e ciências. O teste também apura informações sobre as diferenças dos sistemas educacionais dos países participantes e inclui, ainda, uma série de questionários contextuais (preenchidos pelos alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores de escola) que coleta dados sobre fatores domésticos, escolares e de sala de aula, associados à aprendizagem.
A prova é aplicada em formato eletrônico e sem a necessidade de conexão à Internet, com notebooks fornecidos pelo Cebraspe, na quantidade referente aos alunos que participarão da amostra, caso a escola não possua computadores suficientes.
O teste de desempenho é dividido em duas partes, que são aplicadas no mesmo dia. A duração média da aplicação é de aproximadamente 4 horas, com 30 minutos de intervalo.
A secretária de Educação, Juliana Kummer, comemorou a escolha da escola para participar do estudo e disse que.
“Ficamos felizes com a seleção da Escola Francisco Mangabeira neste estudo, que é internacional e avalia o desempenho em Matemática e Ciências de alunos em todo o mundo. Isso mostra o quanto a Educação de Traipu evoluiu nesses últimos dois anos. A Semed vem desenvolvendo um excelente trabalho e preparando os estudantes traipuenses para que eles conquistem os melhores resultados em qualquer avaliação”, frisou a secretária de Educação.
Sobre a IEA
A Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) é uma associação internacional de instituições nacionais de pesquisa, agências governamentais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, compreender e aperfeiçoar a educação em todo o mundo. Mais de 60 países estão ativamente envolvidos na rede IEA e mais de 100 sistemas educacionais participam dos estudos desenvolvidos. O Brasil aderiu ao TIMSS em 2022 e o Inep será responsável pela aplicação no território nacional. Serão avaliados estudantes de escolas públicas e particulares das 27 unidades da Federação e as escolas selecionadas são contatadas por e-mail e telefone.
Texto: Mara Santos/ Ascom Traipu
Fotos: Eduardo Dewis/ Ascom Traipu