Financiamento da assistência social é tema central de debate no Congresso dos Municípios
O Plano Estadual de Assistência Social foi lançado durante a programação do evento
Se consolidando como grande fórum de conhecimento e capacitação, o Congresso dos Municípios Alagoanos, evento organizado pela AMA, foi palco de um debate importante para as cidades, o financiamento da assistência social e a defesa da PEC do Suas.
Contando com a presença da presidente nacional do Colegiado de Gestores Nacionais de Assistência Social (CONGEMAS), Penélope Regina Silva, fez a defesa da pauta municipalista da assistência social que é o seu financiamento público para a política pública, o fortalecimento do pacto federativo e o papel da assistência social no campo da proteção nos municípios.
“Nós temos feito esse debate de forma nacional pelo Congemas e hoje foi dia de trazermos essa pauta para fortalecer os gestores municipais de Alagoas também na gestão pública do Suas”.
A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas (Seades), Kátia Born, participou da roda de debate no Congresso dos Municípios Alagoanos e destacou o papel essencial das secretarias municipais de assistência social. Durante sua fala, parabenizou a AMA e o presidente Hugo Wanderley pela realização do evento, ressaltando a importância de consolidar os avanços alcançados até agora e de fortalecer a assistência social a partir de 2025.
Na ocasião, Kátia Born também destacou a apresentação do Plano Estadual de Assistência Social 2024-2027, publicado oficialmente durante o congresso. “O plano foi elaborado com base nas conferências estaduais realizadas no ano passado, ouvindo os municípios, e agora está alinhado ao Plano Plurianual (PPA). Foi um momento de culminância das conferências municipais de assistência social, reforçando a importância de ações integradas entre estado e municípios”, afirmou a secretária. A cartilha do novo plano, lançada no evento, simboliza o compromisso do governo estadual em promover avanços na área de assistência social.
A doutora e professora titular no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, Margarida Maria Silva dos Santos, participou de toda a atividade do eixo e destacou a necessidade de aproximação da universidade com os órgãos municipais de assistência social para o fortalecimento das políticas públicas das cidades.
“Desde o início da programação, tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância de fortalecer a organização e a proximidade com outros gestores de políticas públicas. Além disso, discutimos a necessidade de mobilizar a Universidade, que muitas vezes tem muito a oferecer, mas permanece desconhecida para outras instâncias. É preciso superar essa ideia equivocada de distanciamento e construir pontes que promovam trocas significativas entre a academia e as políticas públicas de assistência social”, afirmou a palestrante.
O Congresso
O Congresso dos Municípios Alagoanos, organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), acontece de 3 a 5 de dezembro, em Maceió, e reúne gestores, técnicos e servidores de todo o estado. Totalmente gratuito, o evento promove debates e capacitações sobre inovação, transparência e sustentabilidade, com o objetivo de fortalecer as gestões públicas e beneficiar a população alagoana.
O evento é realizado com o apoio de importantes patrocinadores, como Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. O apoio essencial de empresas como Acione, Amaru e Capemisa também reafirma o compromisso conjunto pelo desenvolvimento sustentável e eficiente das gestões municipais.