FNDE e Funai realizam visitas técnicas em comunidades indígenas brasileiras Educação
écnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão realizando visitas técnicas a comunidades indígenas para capacitar agentes educacionais envolvidos com a gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Caminho da Escola e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) na educação indígena. A iniciativa tem como principal objetivo aprimorar as estratégias de monitoramento e assistência técnica, com foco na ampliação do acesso das escolas indígenas aos referidos programas.
Promovidos em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os encontros de capacitação percorrerão as cinco regiões do país. Durante a visita técnica, é possível conhecer os desafios enfrentados pelos municípios na implementação e execução dos recursos geridos pelo FNDE nas comunidades indígenas. Com base nessas informações, serão desenvolvidas soluções mais adequadas e eficientes para atender às demandas locais e especificidades dessas escolas.
Josué Carvalho, indígena pertencente ao Povo Kaingang e consultor do FNDE na área do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destacou a importância do programa para essa parcela da população brasileira. “Atualmente, das 3.439 escolas indígenas existentes no Brasil, 79 delas não recebem nenhum recurso do PDDE, causando precariedade nas escolas indígenas, que vai da infraestrutura à própria questão do material pedagógico. O PDDE vem para ajudar nessas questões. É um programa que visa disponibilizar recursos financeiros às escolas como suplementação ao dinheiro que elas já recebem dos entes federativos para sua manutenção.”
Consultora do FNDE na área dos programas de transporte escolar, Larissa Lanza frisou a importância de se criar uma conexão dos programas educacionais geridos pelo FNDE com a população indígena. “Queremos discutir com os representantes das escolas indígenas sobre como eles podem ter acesso a cada programa. Nosso maior objetivo é levar conhecimento e capacitação a essas lideranças indígenas, para que possam solicitar os recursos que estão disponíveis”, ressaltou.
As ações de capacitação dos profissionais envolvidos na educação escolar indígena com a execução do PDDE, do Pnate e do Caminho da Escola seguem até junho. Até agora, já foram visitadas comunidades de quatro estados: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.