FNDE publica guia do BB Gestão Ágil para prestação de contas do PNATE

FNDE publica guia do BB Gestão Ágil para prestação de contas do PNATE

Nova ferramenta centraliza dados, integra NFe e permite prestação concomitante dos gastos, com objetivo de dar mais agilidade e transparência ao uso dos recursos do transporte escolar
WhatsApp Image 2025-12-26 at 08.36.01.jpeg

OFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta semana, no seu portal oficial, a cartilha explicativa sobre a implantação da solução BB Gestão Ágil para a prestação de contas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

A adoção da plataforma foi formalizada pela Resolução CD/FNDE nº 7, de 2 de maio de 2024, que instituiu o BB Gestão Ágil como ferramenta oficial para comprovação da execução dos recursos repassados pelo FNDE. A medida substitui, para os repasses feitos em 2023 e 2024, o sistema SIGPC Contas Online pelo sistema do Banco do Brasil, com o objetivo de simplificar, agilizar e ampliar a transparência na prestação de contas.

Público-alvo e transição
A cartilha detalha que as Entidades Executoras (EEx) — estados, Distrito Federal e municípios responsáveis pelo atendimento da educação básica — são as responsáveis pelo envio das informações no novo sistema. O material esclarece que recursos repassados entre 2012 e 2022 permanecem com prestação via SIGPC, enquanto os valores de 2023 e 2024 devem ser prestados pelo BB Gestão Ágil.

Principais novidades e benefícios
Entre as novidades destacadas pela ferramenta estão:

  • Integração de dados — o sistema centraliza informações de receitas, gastos e documentos de despesas, permitindo acompanhamento mais detalhado e em tempo real.
  • Agilidade no processo — estados e municípios poderão enviar informações de forma mais rápida e simplificada, reduzindo retrabalhos.
  • Transparência reforçada — a atualização contínua dos dados facilita o controle sobre a execução financeira e o monitoramento pelos órgãos de controle.

A cartilha também explica funcionalidades práticas, como o acesso pelo sítio do Banco do Brasil (www.bb.com.br) com uso da Chave J (credencial individual e intransferível), os perfis de usuários (Administrador de Segurança, Usuário e Preposto) e o fluxo para concessão de acessos e realização da prestação de contas diretamente na área “Gestão Ágil > Prestação de Contas > Prestar Contas”.

Classificação de despesas e documentação
O guia apresenta a classificação detalhada das categorias e subcategorias de despesas do PNATE, separadas para transporte rodoviário e aquaviário (manutenção preventiva e corretiva, inspeções e licenciamento, pneus e rodas, sistema de segurança, limpeza e conservação, combustíveis, equipamentos e acessórios, documentação e regularização, contratação de serviços, aquisição de passe estudantil e impostos). Também descreve o procedimento de vinculação de documentos de despesa, incluindo a importação automática de dados a partir da chave de acesso de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e a opção de inclusão de “Outros documentos de despesa”.

O FNDE ressalta que o preenchimento concomitante com a execução dos recursos não é obrigatório, mas é recomendado por diluir o trabalho de prestação de contas e facilitar o cumprimento de prazos.

Onde encontrar o guia
A cartilha “Guia do BB Gestão Ágil — PNATE” está disponível para consulta no portal do FNDE (clique aqui), contendo telas ilustrativas, instruções passo a passo e orientações para solucionar pendências no processo de prestação de contas.