Gestores da Educação de Coruripe participam de imersão em Boston, nos Estados Unidos Educação
Programa Escolas Criativas enviou representantes de seis Secretarias de Educação do Brasil
Entre os dias 22 e 27 de maio acontece em Boston, nos Estados Unidos, mais uma edição do programa Expedição Criativa. Neste ano, representantes de seis Secretarias de Educação do Brasil foram selecionados. Coruripe também integrou a comitiva e enviou três gestores, a secretária de Educação, Cintya Alves e as técnicas educacionais Fabiana Rocha e Vilma Cruz.
No grupo estão gestores municipais de Coruripe (AL), Mata de São João (BA), Joinville (SC), Bragança (PA), Várzea Grande (MT) e da rede estadual de Alagoas. Todas as Secretarias integram o Programa Escolas Criativas, uma iniciativa que conta com o apoio e parceria da Fundação LEGO, Fundação Lemann e da RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa). A ação tem por princípio transformar as escolas públicas em locais cada vez mais instigantes, significativos e criativos.
Na terça-feira (23), ocorreu a primeira visita técnica, momento em que toda a comitiva foi conhecer o trabalho desenvolvido pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), voltado à educação infantil. A instituição americana é uma das mais conceituadas do mundo no segmento de tecnologia.
“A Expedição Criativa está proporcionando a possibilidade de apresentarmos diversos trabalhos de Coruripe, no quesito aprendizagem Criativa, a exemplo da Robótica Educacional, com a produção de inúmeros trabalhos, entre eles: a produção do óculos digital com efeito terapêutico para crianças, projeto desenvolvido por alunos da Escola Liege Gama, denominado Lentes que Transformam. Também apresentamos as atividades envolvendo os Embaixadores Ambientais, a produção de livros por alunos através da Academia Coruripense Estudantil de Letras, a Feira de Invenção e Criatividade, entre outras ações. Nossa rede é um celeiro de ações que potencializam a aprendizagem criativa, nossos professores e alunos exercem na prática o protagonismo necessário ao desenvolvimento da proposta da parceria no chão da sala de aula”, enfatizou a gerente Técnica e Pedagógica da Semed, Fabiana Rocha.
Programação da Expedição
A programação do intercâmbio/imersão é bem ampla durante uma semana, onde discutirão sobre a adoção sistêmica da Aprendizagem Criativa no Brasil e irão visitar escolas de referência e ambientes não formais de ensino. Além de participar de oficinas de aprofundamento sobre como integrar a aprendizagem criativa ao currículo escolar.
Visitas técnicas e de conhecimento prático
Os gestores escolares de diferentes partes do Brasil também irão conhecer e vivenciar na prática o conhecimento adotado e as pesquisas exitosas nos Estados Unidos.
– LLK (LIFELONG KINDERGARTEN GROUP) – Instituição que desenvolve tecnologias inovadoras e cultiva comunidades solidárias para envolver jovens em experiências criativas de aprendizagem. Um dos compromissos do LLK é causar mudanças no mundo e melhorar a vida dos jovens, especialmente daqueles de comunidades vulneráveis. O professor Mitchel Resnick, autor do livro “Jardim de Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos”, é o diretor deste grupo de pesquisa e principal autor da aprendizagem criativa como abordagem pedagógica.
– MIT MEDIA LAB – O MIT Media Lab é um laboratório de pesquisa interdisciplinar que incentiva a mistura e combinação não convencionais de áreas de estudo aparentemente diferentes. Designers, engenheiros, artistas e cientistas do Media Lab se esforçam para criar tecnologias e experiências que permitam que as pessoas compreendam e transformem suas vidas, comunidades e ambientes.
– LEARN 2 TEACH, TEACH 2 LEARN – O LEARN 2 TEACH, TEACH 2 LEARN – L2T, T2L (Aprender a Ensinar, Ensinar para Aprender) é um programa de protagonismo juvenil e desenvolvimento comunitário idealizado por Mel King e Susan Klimczak. Seu objetivo é facilitar o uso da tecnologia para promover a justiça social, encorajando os jovens a inovar, construir, compartilhar suas histórias e aprender maneiras de criar comunidades mais humanas.
– ACERA – Uma escola particular de ensino fundamental localizada em Winchester, Massachusetts, que oferece um modelo de ensino com foco em um contato precoce com STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e áreas de conhecimento inovadoras. Os alunos vivenciam o pensamento criativo, complexo e a resolução de problemas, além de terem oportunidades de aprendizagem alinhadas com suas paixões e habilidades. Eles são organizados em turmas flexíveis, de acordo com seus interesses, permitindo uma progressão individualizada no processo de aprendizado.
A secretária de Educação Cintya Alves, expôs na visita técnica ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) que os investimentos estão contribuindo significativamente no desenvolvimento dos alunos, seguindo tudo que está proposto na parceria.
“Estamos fazendo grandes investimentos da gestão municipal, no âmbito da tecnologia nas escolas, deixando claro que os investimentos estão colaborando de forma precisa e eficaz no desenvolvimento da proposta e da parceria firmada com o Programa Escolas Criativas. E levar nossas experiências para expor no MIT foi muito gratificante, umas das universidades mais conceituadas do mundo na área de tecnologia. Coruripe além de ser referência nacional, agora é internacional”, comemorou.
Escolas Criativas
É um Programa que faz parte do edital Tech and Play da LEGO Foundation, criado com o objetivo de apoiar as Secretarias de Educação na transformação das escolas públicas em locais cada vez mais instigantes, mão na massa e relevantes para todos os estudantes.
A iniciativa defende como um ambiente aberto, que dê às crianças e adolescentes a oportunidade de se expressar, se divertir e colaborar em projetos conectados com sua realidade, contribuir para a formação de cidadãos aptos a lidar com as complexidades de um mundo em transformação.
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Secom Coruripe