Gestores de museus e bibliotecas do Baixo São Francisco participam de encontro regional de capacitação Cultura
Ação, realizada na Biblioteca Comunitária São Francisco, em Penedo, teve o objetivo capacitar e orientar municípios
Foram abordados temas como catalogação, classificação, organização e utilização do software de automação de bibliotecas
Alexandre Teixeira / Ascom Secult
Ryan Charles/Ascom Secult e Assessoria da Prefeitura de Penedo
O 1º Encontro Regional de Bibliotecas e Museus da Região do Baixo São Francisco, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, foi um sucesso. Com participação dos municípios de Feliz Deserto, Igreja Nova, Olho D’água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás, o evento reuniu gestores, bibliotecários, museólogos e funcionários de bibliotecas e museus da região.
O evento aconteceu na Biblioteca Comunitária São Francisco, em Penedo. Durante a ocasião, os gestores participaram de palestras voltadas para sensibilização e capacitação em gestão de bibliotecas e museus. As atividades incluíram oficinas sobre organização do acervo, tanto bibliográfico quanto museológico, além da distribuição de kits de livros. Temas como catalogação, classificação, organização e utilização do software de automação de bibliotecas (BIBLIVRE) também foram abordados.
A coordenadora Mira Dantas destacou o encontro como uma forma de unir ações e fomentar o intercâmbio de aprendizagem entre os gestores do estado. “Esse encontro simboliza um comprometimento conjunto com o avanço de nossas comunidades. É preciso entender a importância social desses equipamentos, de estarem abertos, ativos e dinâmicos culturalmente e de forma organizada garantindo sua operacionalidade, vitalidade e inserção cultural”, afirmou Mira Dantas.
A iniciativa contou ainda com a apresentação de maculelê do Grupo Mandingueiros de Penedo e visita técnica ao Museu do Paço Imperial, Memorial Raimundo Marinho e Biblioteca Francisco Alberto Salles.
Tiago Ramos, pesquisador da Fundação Casa do Penedo, celebrou a participação no evento. “Foi muito bom porque eu não tenho formação em biblioteconomia, sou historiador por formação, atuo como professor da rede estadual e realmente aprendi muitas coisas que abriram meus horizontes para poder trabalhar melhor na biblioteca, com o que se chama de processo técnico”, disse o historiador.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, comemorou o sucesso do encontro. “Este encontro representa não apenas um momento de aprendizado, mas também um compromisso renovado com o desenvolvimento cultural da região”, concluiu a gestora.