Gestores municipais marcaram presença na inauguração do Hospital da Mulher Municípios
Prefeitas, prefeitos, secretários municipais de saúde estiveram presentes na inauguração, neste domingo (29) do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira. Foram cerca de 6 mil alagoanos, em frente a nova unidade, localizada no Poço, em Maceió, que já abre as portas para atendimento ao público nesta segunda-feira (30).
O Governo do Estado investiu R$ 30,8 milhões de recursos próprios na construção e cerca de R$ 8 milhões em equipamentos para a unidade, que tem 127 leitos, capacidade para mais de 200 partos e 6 mil atendimentos por mês, e mais um significado histórico: é o primeiro hospital público inaugurado na capital em quatro décadas.
“É um marco para a saúde de Alagoas. Há 40 anos não se construía um hospital em Maceió a partir do zero, e o Estado sequer tinha rede pública. Esse é um momento em que a saúde do Estado volta a receber investimentos capazes de melhorar a vida de todos os alagoanos, e nesse caso, especialmente, a vida das alagoanas”, afirmou o governador Renan Filho em coletiva de imprensa.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, ressaltou que o hospital também será referência para os municípios. “Além da quantidade e qualidade dos serviços, o hospital vai dar dignidade através de uma grande rede de cuidados e ações protetivas. É a saúde de Alagoas em um novo tempo”, complementou.
A prefeita de Batalha, Marina Dantas diz que o hospital é um avanço para os diversos tratamentos no sistema de saúde pública do Estado. “ Finalmente, depois de tantos anos, Alagoas vai ganhar um hospital preparado e pronto para atender as mulheres dos 102 municípios”, acrescenta a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida. “É um momento importante que deve ser celebrado pelo olhar especial que o governador teve para com a mulher alagoana”, complementou a prefeita de Major Isidoro, Santana Mariano.
A inauguração contou com a presença de todas as deputadas estaduais e prefeitas alagoanas, prefeitos, deputados estaduais e toda a bancada federal. Entre eles, o senador Renan Calheiros, que destacou a superação do problema histórico de falta de leitos no estado. “Quando o governador Renan Filho assumiu o Governo do Estado, vocês lembram que Alagoas tinha um déficit de leito hospitalar muito grande. Enquanto vemos hospitais fechando no país, inclusive UPAs, o governador está reconstruindo a rede pública de saúde”, afirmou o senador.
Após a solenidade, autoridades e a imprensa acompanharam o governador em visita a alas do hospital, que, de acordo com Renan Filho, quer ser referência em humanização: “Queremos ser referência nacional em atendimento humano, proximidade com as famílias e estímulo ao parto natural. Vocês vão ver que sai aquele tipo de saúde antigo, que era gerida de maneira improvisada, e entram as melhores tecnologias e novas tendências”.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, falou sobre os serviços inovadores do hospital: “Teremos um ambulatório voltado exclusivamente ao público LGBT, o que é um grande ganho e inovação na saúde pública em Alagoas. Teremos aqui a Rede de Atenção à Vítima de Violência Sexual, com psicólogas, médicos legistas, agentes da Polícia Civil, para que a mulher violentada, ao invés de percorrer vários caminhos, venha somente ao Hospital da Mulher. E teremos, principalmente, o fortalecimento e resgate do parto humanizado”.
De acordo com o governador, o novo equipamento de saúde mais que duplica a oferta dos serviços em Maceió e aumenta a do interior do estado. “Isso quando o Brasil vive um momento de muita dificuldade”, destacou, confirmando também que até o final deste ano o Estado vai lançar o edital do concurso público para a Saúde.
AMA com informações Agência Alagoas