Governo federal abre inscrições de seleção voltada a Municípios para a Rede de Cidades Criativas da Unesco Administrativa
Com o objetivo ampliar o rol de Municípios que compõem a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os Ministérios do Turismo e da Cultura e o Itamaraty realizarão a seleção para escolha de dois candidatos brasileiros a ingressar neste grupo. Serão disponibilizadas sete categorias, nas quais os Municípios poderão se candidatar, sendo elas: artesanato e artes populares; cinema; design; gastronomia; literatura; artes midiáticas (comunicação e mídia); e música.
A solicitação de participação dos Municípios ao governo federal pode ser realizada até 30 de maio, e, para tanto, os gestores devem preencher um formulário de candidatura. Será necessário indicar uma pessoa de contato, bem como de um grupo gerenciador de três ou quatro representantes dos setores público, privado e da sociedade civil. Também deve ser encaminhado plano de ação da iniciativa no Município no intervalo de quatro anos juntamente com uma carta do prefeito, que deve endossar as candidaturas. As propostas deverão ser encaminhadas ao e-mail comissao.unesco@itamaraty.gov.br até o dia 30 de maio de 2023.
Os critérios para avaliar as cidades são previamente definidos pela Unesco, e serão considerados: a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); história e o patrimônio da cidade; sinergia com outras áreas criativas; viabilidade financeira; capacidade do Município em contribuir e engajar-se com a Rede; e engajamento de autoridades municipais na candidatura. Também serão observadas a qualidade da apresentação em língua inglesa e do material de divulgação, como fotos e websites.
Atualmente, doze Municípios são reconhecidos e compõem o grupo do Brasil que participa das Cidades Criativas da Unesco. São elas: Campina Grande (PB), na categoria de Arte Midiática, Recife (PE) e Salvador (BA), na categoria de Música, Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria de Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na categoria de Design; Santos (SP), no Cinema; e João Pessoa (PB), como Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.
A área técnica da Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) compreende a importância da iniciativa, uma vez que a Rede de Cidades Criativas da Unesco reconhece a importância da criatividade como condição essencial para a construção de um caminho de transformação econômica, social e cultural, que, ainda, possibilita a disseminação de boas práticas e o desenvolvimento de cooperação para a promoção da cultura nos procedimentos de planejamento municipais.
Quanto à atividade turística, a entidade destaca que a relação entre o turismo e as cidades criativas promove o desenvolvimento um do outro. O turismo contribui para o desenvolvimento das cidades com a entrada de consumidores da cultura local e os territórios criativos contribuem produzindo os bens de interesse dos turistas. Os territórios criativos e toda a cadeia produtiva de bens acessórios ao turismo que movimenta são extremamente atrativos para o turista. Ser reconhecido como cidade criativa torna o Município competitivo no mercado internacional. Esse roteiro deve ser trabalhado pelos gestores municipais como um novo produto turístico, que enfatiza o turismo de experiências de modo a agregar significados diferentes e inovadores. O capital cultural nos territórios criativos é propício à criação de novos roteiros culturais criativos e desponta entre os lugares de preferência dos turistas na atualidade.