Guardiões do Jacuípe recebem orientações sobre previsão do tempo Jacuípe
Na abertura do Governo Presente, alunos compreenderam a importância do monitoramento dos níveis dos rios junto à Sala de Alerta
O município de Campestre, localizado na Região Norte de Alagoas, também contou com ações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), no Governo Presente, nesta sexta-feira (6). Os meteorologistas Vinícius Pinho, Henrique Mendonça e o analista de sistemas Brunno Castro deram todo o suporte aos envolvidos na proposta desta sexta.
A Sala de Alerta da Semarh, uma das mais modernas do país, foi a responsável em pluralizar conhecimentos acerca da previsão do tempo e monitoramento dos níveis dos rios.
O meteorologista Vinícius Pinho explicou que foi realizada uma ação em conjunto com alunos que participam do projeto Guardiões do Vale do Jacuípe. Eles tiveram acesso a oficinas com informações práticas sobre a obtenção dos boletins climáticos em Alagoas.
“Os Guardiões do Jacuípe tiveram a oportunidade de elaborar a previsão do tempo da mesma forma que a Diretoria de Meteorologia e a Sala de Alerta da Semarh realizam diariamente. É uma experiência gratificante porque lidamos com alunos que estão sempre querendo aprender”, declarou Pinho.
Durante a troca de experiências promovida pela Sala de Alerta junto aos Guardiões do Jacuípe, os alunos contribuíram para a realização de um feito importante. Trata-se de um mapeamento das áreas de risco do município de Campestre, por meio de registros fotográficos e depoimentos da população.
Experiência
O coordenador do Guardiões do Jacuípe, Buarque Júnior, destacou que o aprendizado dos alunos é essencial para que o projeto continue a se desenvolver. Atualmente, a iniciativa conta com 130 componentes, com representantes dos municípios de Campestre, Jacuípe, Ibateguara, Colônia de Leopoldina e Xexéu, localizado no Estado de Pernambuco.
Para a guardiã Fernanda Kemilly, o seu pensamento sobre a previsão do tempo e monitoramento dos níveis dos rios em Alagoas mudou completamente. Ela teve a oportunidade de trabalhar, com suporte dos meteorologistas da Sala de Alerta, em elaborar a previsão do tempo para este final de semana.
“Com certeza, vou repassar a importância de saber da previsão do tempo para toda a minha comunidade, familiares e amigos”, garante.
ASCOM SEMARH