Informativo CNM de Mercado de Trabalho aponta a criação de cerca de 232 mil oportunidades Administrativa
A edição de fevereiro do Informativo CNM de Mercado de Trabalho indicou a criação de 232 mil vagas de empregos com carteira assinada. O acompanhamento é feito mensalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base nas novas oportunidades formais instituídas nos 5.568 cidades e divulgadas pelo Novo Caged. Confira as informações completas do levantamento aqui.
A Edição 2/2023 do Informativo CNM de Mercado de Trabalho identificou 1.893.541 de oportunidades e 1.661.549 desligamentos, o que sinaliza saldo positivo de 231.992 postos de trabalho em todo o país. O estudo também permite levantar que seis em cada dez cidades (3.313 de 5.568) apresentaram criação líquida de empregos com carteira assinada. No entanto, levando em conta o acumulado dos últimos 12 meses, o cenário é de queda de 31%, sendo criados 1,7 milhão empregos, enquanto no ano anterior ocorreram 2,5 milhões de contratações.
Já em relação ao mês anterior foram 41,9 milhões de ocupações em fevereiro, representando um crescimento de 0,6% quando comparado com janeiro. O crescimento mensal mais acentuado ocorreu nos pequenos Municípios (1,1%), mas todas as regiões tiveram alta no mercado de trabalho formal em fevereiro. A criação de novas vagas de emprego é um importante indicador da atividade econômica municipal. As edições anteriores do Informativo CNM de Mercado de Trabalho podem ser acessadas na Biblioteca Digital da CNM.