Janeiro Branco: saúde de Branquinha promove ações e oferta atendimento psiquiátrico para crianças e adolescentes Branquinha
Em mais uma iniciativa para assegurar aos branquinhenses o acesso às mais diversas especialidades médicas; a Secretaria de Saúde do município de Branquinha está ofertando consultas psiquiátricas para crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. Os atendimentos especializados acontecem uma vez por mês, no PSF III, através de encaminhamento médico.
Somente em 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) incluiu o tema da saúde mental entre o público infanto-juvenil no Tratado de Pediatria – principal publicação direcionada aos médicos que cuidam de pessoas até 18 anos em todo o país. O secretário de Saúde, Renato Purificação, destacou a importância do atendimento especializado às crianças e adolescentes, para auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e sofrimento psíquico.
“Durante todo o mês, intensificamos as ações alusivas ao Janeiro Branco – importante campanha de cuidado à saúde mental. Entre crianças e adolescentes esse tema ainda é pouco discutido, necessitando de atenção especial da comunidade e do poder público. Estudos já apontam que os pequenos sofreram com os impactos do isolamento social, em virtude da pandemia de Covid-19, e trouxeram consequências de doenças como ansiedade e depressão. Por isso, disponibilizamos os atendimentos com psiquiatra para esse público, pois somente com acompanhamento profissional podemos prevenir, diagnosticar e tratar transtornos mentais e sofrimento psíquico que afetam a saúde mental; como também, avaliar possíveis diagnósticos para Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, disse.
Janeiro Roxo
Durante todo o mês, as equipes também promoveram, nas unidades de saúde, ações como: palestras, atendimentos médicos e testes rápidos; voltados à campanha Janeiro Roxo – mês dedicado à conscientização, prevenção e tratamento precoce da Hanseníase.