Julho Amarelo: CAPS Murici realiza ações sobre hepatites virais com usuários Municípios
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Murici realizou nesta terça-feira, 24, o “Dia D” de prevenção e conscientização sobre as hepatites com realização de testes rápidos em seus usuários. A iniciativa faz parte do Julho Amarelo, mês voltado ao combate das hepatites virais em todo o mundo.
Durante a ação, foram feitos mais de 50 testes com os usuários da unidade. “Antes de realizar a testagem, é feito uma sensibilização com palestras e dinâmicas sobre métodos de prevenção. Depois, se o exame der positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento nas unidades básicas de saúde do município”, explica a enfermeira Ana Paula Pinheiro, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.
Sobre a doença
As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado, geralmente causadas pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando estes aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, dor abdominal e urina escura.