Mais de 100 pessoas são diagnosticadas com coronavírus após testagem em massa em Branquinha Branquinha
Após testagem em massa, pioneira na Zona da Mata, o último boletim epidemiológico de Branquinha contabiliza mais de 200 casos confirmados de Covid-19. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura explica que o aumento no número de diagnosticados com o vírus Sars-CoV-2 é relacionado à campanha de teste rápido, que identifica a presença de anticorpos no organismo, na última quinta (23). Dos 212 diagnosticados no município, até segunda (27), 105 pessoas foram confirmadas na ação e outras 194 apresentaram o resultado negativo.
A Secretária da Saúde, Katiane Lira, disse que metade das pessoas que tiveram o resultado positivo “já estão curadas pelo novo coronavírus. O exame detectou a presença do anticorpo, que são chamados de IgM e IgG, porém, por segurança, cada pessoa será avaliada novamente pela Vigilância Epidemiológica para serem consideradas curadas”. A testagem em massa de cada cidadão, como forma de diagnosticar e tratar possíveis contaminados pelo coronavírus (Covid-19), é a estratégia mais eficiente para controlar o contágio do vírus.
Lira alerta que a procura pelo exame nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é baixa. “O teste rápido é simples. Apenas com uma gota de sangue é possível detectar ou não a doença e o resultado fica disponível no mesmo dia. Mesmo com sintomas, a população ainda evita procurar a ajuda médica e isso, infelizmente, atrapalha o processo de tratamento e avaliação dos contaminados. A população precisa fazer a sua parte na busca pela prevenção”. No total, a campanha confirmou 105 pessoas com covid-19 e outras 194 tiveram o resultado negativo.
Já o último boletim epidemiológico, desta segunda (27), confirma 97 curados, 212 casos confirmados, 150 descartados, 34 suspeitos e 7 óbitos. O prefeito Jairinho Maia aconselha o isolamento social para os casos assintomáticos por, pelos menos, 14 dias. “A nossa campanha é responsável para decidir sobre a adoção de medidas restritivas ou a retomada gradual da economia. Precisamos de dados concretos para comprovar a segurança do nosso município. Afinal, não podemos ter a responsabilidade de abrir sem o cuidado mais básico”, finaliza.
Assessoria de Comunicação de Branquinha