Maragogi sedia evento “Conversando com Gestor” Maragogi
A Escola de Contas do TCE AL reuniu, nesta terça-feira (23), no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, gestores municipais para a apresentação do programa de conhecimento do Sistema de Controle Interno e Instituições de Controladorias Gerais Municipais.
Legislação Aplicada a Normativos, Mapeamento de Processos e Definição de Fluxo, Código de Ética e Conduta na implementação da Lei de Controle Interno, foram alguns dos assuntos levados a debate.
O objetivo do projeto é buscar, com prioridade, o aprimoramento da qualidade dos serviços públicos do Tribunal de Contas de Alagoas, e fortalecer o processo contínuo de capacitações, treinamentos e transferência de tecnologia que vem sendo implementado pelo TCE-AL por meio da Escola de Contas.
O evento teve o apoio da conselheira presidente do TCE, Rosa Albuquerque, e teve também, entre os facilitadores, os conselheiros Otávio Lessa, diretor-geral da Escola de Contas Públicas, e Fernando Toledo, corregedor-geral do TCE e relator do Grupo Regional V.
Dentre os participantes, autoridades locais também marcaram presença, buscando conhecimento e clareza para levarem à população. Entre eles, vereadores e secretários municipais.
O controlador geral do município, Paulo Vargas, relatou o quão relevante é entender a importância do sistema do controle interno dos municípios para que se possa trabalhar com segurança, transparência e legalidade no que diz respeito à administração pública.
“Nosso principal foco é otimizar a utilização dos recursos públicos para atender aos anseios da sociedade com eficácia e agilidade perante a lei. Nós, da Controladoria Municipal, estamos trabalhando arduamente para transformar Maragogi”, disse Vargas.
Ao final, o prefeito Sérgio Lira agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância da Controladoria Geral na gestão, realizando o trabalho de organização e aplicação de leis no município.