Ministra da Saúde reconhece que Municípios investem muito a mais na área Marcha 2024
Ministra da Saúde reconhece que Municípios investem muito a mais na área
“Somos conscientes de quanto os Municípios vêm investindo a mais do que determina a Constituição Federal em Saúde. Os gastos em saúde são crescentes.” Com essa fala, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reconheceu a necessidade de se melhorar o financiamento público. Trindade fez um balanço das ações do Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 23 de maio, na plenária destinada ao governo Federal na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Recebeu a ministra no painel o 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Coronel Fabriciano (MG), Marcos Vinicius Bizarro.
Seguindo com o painel, Trindade ressaltou aos participantes que a saúde é apontada por toda população das cidades como um grande desafio. “É importante termos mais financiamento para a saúde e melhorarmos a gestão. No Brasil, a distribuição entre despesa pública e privada com saúde destoa do que acontece no mundo dos países que têm sistema único de saúde, sendo que nenhum país tem um sistema universal com a força do SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse.
Por outro lado, agradeceu a participação dos gestores municipais em esforços para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente na dedicação em colocar em dia o calendário vacinal de crianças e adultos. “O aumento da cobertura da saúde da família reduz a mortalidade infantil, além de diminuir em 48% as chances de desenvolver doenças como tuberculose, reduzir o risco de internação e reinternação, entre outros”, finalizou.
Ao finalizar, enalteceu que o trabalho em busca de uma saúde melhor para a população brasileira deve ser feito em conjunto. “Não se trata de uma ação isolada. Queremos um SUS que cuide das pessoas e da saúde da família. Em todas as frentes, as prefeituras e os Municípios são fundamentais porque é nas cidades que se realiza a vida e a saúde dos brasileiros e brasileiras”, disse.
Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias