Ministro da Educação participa da Marcha e apresenta balanço de ações da pasta Marcha 2024
Ministro da Educação participa da Marcha e apresenta balanço de ações da pasta
Encerrando as atividades do palco principal no segundo dia da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou um balanço de ações da pasta. Ao fim do painel, na tarde desta terça-feira, 21 de maio, houve assinaturas simbólicas de termos de compromisso referentes a obras do novo PAC para obras de escolas integrais, creches e escolas de educação infantil.
Ao falar da retomada de obras paradas da educação e das futuras obras via PAC, o ministro afirmou que há compromisso com os repasses aos Municípios. “Não queremos nenhuma obra paralisada por falta de pagamento.”
Quanto à adesão das prefeituras para retomar e concluir obras da educação, Santana pontuou que houve o interesse em 3.783 das cerca de 5 mil identificadas. O ministro ressaltou aos gestores municipais que aqueles que já concluíram as intervenções com recursos próprios receberão o ressarcimento.
Assinaturas
Aproveitando a ocasião, Camilo Santana, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, fizeram uma assinatura simbólica dos termos de compromisso do novo PAC, no eixo educação, com alguns prefeitos.
O prefeito de Rubelita (MG), José Trindade Ferreira, assinou termo para construção de escola em tempo integral, no valor de R$ 9,3 milhões. Os prefeitos de Miranda (MT), Fábio Santos, Rio do Fogo (RN), Márcio Luís, e de Atacaraí (RN), Fernando Antonio Bezerra, assinaram termos para renovação de frota de ônibus escolares pelo Programa Caminho da Escola. Já os prefeitos de Bagre (PA), Clebinho Rodrigues, de Silva Jardim (RJ), Maíra Branco Monteiro, e de Novo Horizonte (BA), Djalma Abreu, assinaram termos de obras aprovadas para retomada.