Município de Messias é convidado para compartilhar suas experiências de sucesso, obtidas na agricultura familiar, em Maragogi Agricultura
Com pouco mais de 18.000 habitantes e, apenas, 01 assentamento, (‘Flor do Bosque’), em sua zona rural, Messias, município pertencente à Região Metropolitana de Maceió, é referência estadual e nacional em agricultura familiar, destinada à merenda escolar.
Por este motivo Messias foi Indicado pelo Sebrae/AL e convidado pela secretária do emprego e geração de renda, Márcia Regina Fidelis, para apresentar seu ‘case’ de sucesso ao corpo técnico do município de Maragogi, pertencente à Microrregião do Litoral Norte, onde se situam muitas das praias mais lindas de Alagoas, com 35.000 habitantes, quase o dobro de Messias, 20 assentamentos e 22 associações.
Na manhã desta terça-feira, (23), no auditório da Secretaria de Educação de Maragogi, a diretora presidente da Casa do Empreendedor e do Agricultor de Messias, Sheila Gomes e o engenheiro agrônomo do município, Manoel Bernardo, (Maninho), expuseram com muita competência a feliz realidade do desenvolvimento de Messias.
Eles elencaram todo o processo de implantação do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o passo a passo da chamada pública, bem como a entrega com selo, manipulação adequada e a criação do cardápio e pagamento, em 48 horas, dos produtos da agricultura familiar local para a merenda, referenciando a importância de uma nutricionista neste campo de atuação.
Na oportunidade, estavam presentes no encontro, entre outras autoridades de Maragogi, a secretária de emprego e geração de renda, Márcia Regina Fidelis, o secretário de educação, secretário de agricultura, Dênis da Silva Costa, responsável pelo setor de compras, Marcos Sérgio dos Reis e representantes de assentamentos, entre eles, o presidente do Assentamento Itabaiana de Maragogi, Fernando Lopes dos Santos e a vice-presidente Laudicéia Maria da Silva.
O agrônomo Maninho ressaltou a importância da visão do gestor para mudar a realidade do município. “No caso de Messias, o prefeito ‘Jarbinhas’ e a nutricionista Isadora Bianco observaram que muitas crianças chegavam na escola sem alimentação, então a prefeitura, com recursos próprios, passou a ofertar o café da manhã”.
A diretora presidente da Casa, Sheila Gomes, disse que o desenvolvimento está em todo lugar; só depende da visão do gestor que pode investir na educação, na agricultura e em todas as pastas; “só não podemos perder o foco de fazer com que o dinheiro circule dentro de nosso próprio município”, concluiu.
ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS – AL