Municípios compraram mais de 26 mil kits escolares através do Conisul Consórcios
Municípios integrantes do CONISUL fizeram aquisição e entrega de um total de 26.835 kits escolares, em compras realizadas entre os anos de 2019 e 2020. Os kits foram adquiridos através de pregão eletrônico e os preços ficaram em torno de 20% mais baratos em relação a ata do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), principal referência dos municípios brasileiros para compra desse tipo de material.
Devido ao sucesso no processo, com a entrada do Consórcio na execução de ações na Educação, o pregão dos kits escolares está sendo renovado este ano. A Comissão Executiva da Educação, composta por seis secretários da pasta, já avaliou e aprovou as amostras oferecidas pelo fornecedor.
Em média, 13 itens compõem os kits. São cadernos, apontadores, borrachas, diferentes lápis para colorir, massas, pincéis, tintas, tudo que os estudantes precisam para realizar tarefas em casa e na sala de aula.
“São equipamentos fundamentais na realização das tarefas escolares, que contribuem significativamente para o desenvolvimento intelectual e motor do aluno”, destaca a secretária de Educação de Junqueiro, Estela Celina. O município de Campo Alegre teve a possibilidade de investir também na compra e entrega das mochilas.
Entregas fazem a festa dos alunos
O município de Penedo está na fase de entregas de mais de 8 mil kits, cobrindo toda a rede de estudantes do ensino infantil e dos períodos fundamentais I e II. Para organizar a logística, a secretaria de educação elaborou um cronograma para distribuição. Além dos kits, a prefeitura entregou fardamentos.
A população da cidade ficou extasiada com os materiais. Pais e alunos vem produzindo e postando vídeos nas redes sociais diariamente, mostrando os kits e como pretendem usar os materiais na escola e na realização de tarefas em casa. “Um incentivo a melhoria dos indicadores de educação e no desempenho em sala de aula, seja para alunos, como também para os professores, uma vez que eles dispõem de todo o material necessário para a realização de atividades”, explica a secretária de Penedo, Cintya Alves.
Itaú Social atua como apoio na iniciativa
O pontapé para a entrada do Consórcio na área da educação veio através da parceria com a Fundação Itaú Social, firmada em 2018, com execução do Programa Melhoria da Educação, estratégia que tem entre seus principais propósitos regionalizar a educação, identificando e solucionando problemas comuns, disseminando e aprendendo boas práticas dentro do ambiente escolar. O projeto está em fase de execução e a licitação de kits faz parte do escopo de ações da proposta.