Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Circuito Urbano. Os gestores municipais podem enviar as propostas até o dia 18 de julho. A iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) tem como tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”.
Segundo os organizadores, a proposta é fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e resiliente por meio do apoio e dar visibilidade a eventos promovidos pelos Municípios, organizações da sociedade civil entre outros. Além disso, promover debates e ações durante o Outubro Urbano, mês dedicado à reflexão sobre o futuro das cidades. O Circuito Urbano está alinhado aos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, destacando a centralidade das pessoas nas decisões urbanas.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que as prefeituras interessadas podem inscrever eventos nas modalidades, presenciais, virtuais ou híbridos, desde que estejam relacionados a uma das quatro linhas temáticas desta edição:
Ação climática e meio ambiente urbano;
- Moradia adequada no centro do planejamento urbano;
- Redução das desigualdades urbanas;
- Dados, inovação e cidades inteligentes.
A área de Planejamento Territorial e Habitação destaca que os eventos poderão ocorrer com ou sem transmissão ao vivo, e todos os selecionados receberão apoio institucional do ONU-Habitat, como materiais gráficos, visibilidade nos canais oficiais da instituição e ações de divulgação e gratuitos.
Circuito Urbano
O Circuito Urbano integra a campanha global do Outubro Urbano, que estimula reflexões e iniciativas sobre os principais desafios enfrentados pelas cidades ao redor do mundo. Neste ano, a programação tem início no Dia Mundial do Habitat, celebrado na primeira segunda-feira de outubro, 6, com o tema “Resposta a crises urbanas”, abordando questões como mudanças climáticas, desigualdades e conflitos. O ciclo de atividades se encerra em 31 de outubro, no Dia Mundial das Cidades, com o tema “Cidades inteligentes centradas nas pessoas”.
A CNM apoia a iniciativa e recomenda a participação das prefeituras para dar visibilidade às boas práticas de gestão urbana. A entidade já desenvolveu ações em parceria com o ONU-Habitat em edições anteriores do Circuito Urbano. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial do ONU-Habitat.