Nasf-Ab de Palestina promove ações ligadas ao Julho Amarelo Municípios
A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção. Básica (NASF-AB) promoveu nos últimos dois dias, quarta e quinta-feira, 17 e 18 de julho, respectivamente, na sede do município e no povoado Vila Santo Antônio, eventos ligados ao Julho Amarelo.
O Julho Amarelo foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como o mês de Luta contra as Hepatites Virais, sendo o dia 28 como marco do projeto. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E).
Segundo coordenador e assistente social do Nasf-Ab, Luiz Nunes, O “Julho Amarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.
Os eventos promovidos nesses dois dias priorizaram as gestantes atendidas no Centro de Saúde I e o Grupo da melhor idade Hiperdia – hipertensos e diabéticos no Centro de Saúde II. As ações preventivas contaram com palestras da Nutricionista, Dr. Julianna Bernardino, falando sobe a importância da alimentação equilibrada na lactação, e com a de Lilia abordando as hepatites virais. Teste de hepatite A e B, HIV/Sífilis, distribuição de vitamina D para os idosos e brindes a todos os participantes.
ASCOM PALESTINA