Notícias de Arapiraca Arapiraca
Fábrica de Sonhos realiza concurso de fotos para exposição no shopping
Já imaginou estampar uma obra sua em uma exposição? Falando assim, parece algo um tanto longe do nosso cotidiano.
Mas, diariamente e até sem perceber, fazemos Arte. E ela está em todos os nossos movimentos cotidianos em que teimamos em registrar, expressar o que somos e sentimos.
À palma da mão, estão gadgets e aparelhos telefônicos capazes de captar o “momento certo”. E isso, esse congelamento do presente, se dá através da fotografia.
Nesta perspectiva, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Fábrica de Sonhos, está lançando um concurso de fotos até o dia 18 de dezembro para que todos possam aflorar sua inspiração com seus olhares para a cidade.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/11/fabrica-de-sonhos-realiza-concurso-de-fotos-para-exposicao-no-shopping/
Ambiente Virtual amplia compreensão e qualificação de docentes da Liga Pela Paz
Conhecimento que não cessa e nos desafia a mergulhar no mar infinito de nossas emoções e sentimentos. Assim pode-se definir o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Metodologia Liga Pela Paz do programa de Educação Emocional e Social, fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Prefeitura de Arapiraca e organização Inteligência Relacional.
A metodologia, implantada há seis meses por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) nas 57 escolas municipais da cidade, além de trabalhar as aulas de Cultura de Paz e Não Violência com livros didáticos pensados para os alunos do 1º ao 7º ano, também disponibiliza o AVA, um portal pedagógico que permite aos professores da rede interagirem com os materiais da Liga Pela Paz e também com educadores de todo o Brasil em que a metodologia está presente.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/11/ambiente-virtual-amplia-compreensao-e-qualificacao-de-docentes-da-liga-pela-paz/
“Autistas ou não, pais devem ser protagonistas na Educação dos filhos”, diz especialista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é um tabu em nossa sociedade. Não é por conta de uma não aceitação a este condicionamento, a este diagnóstico, mas, sim, pela falta de conhecimento recorrente sobre o assunto.
Visando ampliar esses horizontes sobre o tema, ocorreu nesta sexta-feira (11) e sábado (12) o 4º Simpósio Autismo – Crianças Autistas Não Nascem com Manual: uma Capacitação Para Todos.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/11/autistas-ou-nao-pais-devem-ser-protagonistas-na-educacao-dos-filhos-diz-especialista/
Arapiraca enfrenta o bullying na escola e cria laços de confiança juvenil
Daniel, Cristina, Gabriel e Sabrina são quatro dos 33 alunos do único 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Cônego Epitácio Rodrigues, na Vila São Francisco, em Arapiraca. Eles, em uma dessas quintas-feiras, entraram na sala de aula depois do intervalo se divertindo uns com os outros. Até aí, tudo bem. Há sorriso nessa troca. O problema é quando brincadeiras aparentemente “saudáveis” tornam-se um tormento na vida das pessoas. Esse tipo específico de violência é chamado de bullying.
Tecnicamente essa violência intencional pode ser direta ou indireta, física, psicológica, moral, verbal, material e se apresenta de forma repetida com o objetivo de diminuir e intimidar o outro sem motivação aparente.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/11/arapiraca-enfrenta-o-bullying-na-escola-e-cria-lacos-de-confianca-juvenil/
Professores reinventam aulas para disseminar cultura de paz em Arapiraca
O desenrolar da vida acontece em harmonia com cada peça de seu quebra-cabeça. E não poderia ser diferente com as aulas de Cultura de Paz e Não Violência da Metodologia Liga Pela Paz, programa de Educação Emocional e Social, implantado nas escolas municipais de Arapiraca por meio de uma parceria entre Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), prefeitura da cidade e Inteligência Relacional.
A ideia da professora do 7º ano, Telma Nogueira, da Escola de Ensino Fundamental João Batista Pereira da Silva, de ministrar a aula embaixo de um pé de manga surgiu a partir da necessidade de cultivar um “clima de paz”. A tranquilidade e o frescor de uma sombra de mangueira são incomparáveis e os resultados, indiscutíveis.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/11/professores-reinventam-aulas-para-disseminar-cultura-de-paz-em-arapiraca/