Notícias de Branquinha Branquinha
Mais de 400 famílias serão beneficias com sopa
Parado há mais de nove anos, programa municipal vai retomar atividade
A Casa da Sopa começa a se tornar uma realidade. O programa vai atender a mais de 400 famílias. O projeto estava parado há mais de nove anos. Nesta quinta-feira (04), o Prefeito Jairinho Maia acompanhado do secretário municipal de Assistência Social Jefferson Tenório e do secretário municipal de Infraestrutura Wellington Passos visitaram o antigo prédio da Semas. As obras já começaram no lugar que será a cozinha.
Jairinho destacou que a fábrica da sopa vai beneficiar os mais carentes. “A distribuição do alimento será para as pessoas que mais precisam. É uma forma de tentarmos diminuir as perdas nutricionais de crianças, jovens, adultos e idosos que muitas vezes não tem o que comer”, enfatizou o prefeito.
Três vezes na semana e atendendo nas áreas com maior índice de vulnerabilidade social, o alimento será distribuído no João Lyra, Várzea, Platores I, II e III. Todo o processo da sopa será supervisionado por nutricionistas.
O secretário Jefferson Tenório disse que haverá um cadastro das pessoas que serão beneficiadas. Todos os investimentos na compra dos alimentos e na distribuição da sopa serão por conta da prefeitura.
Prefeito vistoria rua em manutenção
Gestor afirma que serviços de desobstrução de galarias devem continuar durante o verão
A Prefeitura de Branquinha por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seinfra começou o ano com a mão na massa. Nesta quinta-feira (4), o prefeito Jairinho Maia vistoriou a Rua Amadeu Roberto, mas conhecida como Rua Nova. O trabalho no local é de recuperação do calçamento.
Desobstruções de galerias pluviais e da rede de esgoto, recuperação de pavimento de paralepípedo e a nova pintura nos bancos das praças também fazem parte das ações que estão acontecendo pela cidade. As atividades irão se estender com troca de luminárias apagadas.
Na Rua Eurico de Miranda da Costa, os funcionários da prefeitura estão desobstruindo uma rede coletora de esgoto, de acordo com a Seinfra os trabalhos na região devem durar duas semanas. A via está sinalizada com placas e se encontra em meia pista.
Já na ladeira da Rua Anísio de Amorim, os serviços são para desobstrução das galerias e troca das tubulações antigas, o local está interditado. Os técnicos avaliam a conclusão das atividades em 15 dias.
Essas ações segundo Jairinho são preventivas e devem continuar por toda a cidade. “Esses trabalhos são essenciais para evitar transtornos à população. Estamos aproveitando o verão para desobstruir galerias, realizar consertos na rede de esgoto e recuperar os calçamentos das ruas”, enfatizou.
Foi recuperação o pavimento de paralepípedo da Rua Artur Floresço. Devido ao desgaste do tempo e das últimas chuvas o local estava com desníveis na pista. Refeito, a via será liberada neste final de semana.
Os trabalhos de pintura e conservação do patrimônio público começaram pelos bancos das praças Floriano Brás Moreira e Roberto Cavalcante da Silva e também da Orla Fluvial. A Iluminação pública é uma determinação do prefeito, que já solicitou a aquisição de novas lâmpadas e reatores para substituição dos locais que estão apagados.
Durante o dia de hoje, Jairinho deve vistoriar outras obras junto com o secretário municipal de Infraestrutura Wellington Passos, dentre elas, a autorização da antiga sede da Secretaria Municipal de Assistência Social- Semas que servirá para o Projeto da Casa da Sopa e a reforma do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.
Cras de Branquinha recebe manutenção
Comitiva do prefeito vistoria as obras de revitalização do espaço
O Centro de Referência de Assistência Social – Cras da Prefeitura de Branquinha está passando por reforma. O prefeito Jairinho Maia acompanhou nesta quinta-feira (04), de perto os serviços que estão sendo desenvolvidos no local. A meta é trazer mais conforto para os usuários e novos projetos e ações para a comunidade.
“Vamos trabalhar para entregar o mais rápido possível esse equipamento público totalmente revitalizado e com acessibilidade para as pessoas que frequentam o lugar” Essas foram às palavras do prefeito ao visitar o lugar que está passando por reforma. Segundo Maia, o convívio de jovens e idosos no centro de referência propicia uma integração social e uma troca de experiências formidável.
De acordo com a Semas, para os aluno que são atendidos nos coletivos, serão ofertados aulas de flauta doce, dança de capoeira e fit dance. O secretário de Assistência Social Jefferson Tenório disse que a reforma vai melhorar a vinda dos usuários. “A reforma do Cras vai servir também para proporcionar um melhor atendimento. Melhorar a mobilidade das pessoas que usufruem do serviço”.
O que é o CRAS?
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.