Operação Cata-treco é iniciada com sucesso em Piaçabuçu Municípios
Os agentes de endemias visitaram as casas recolhendo esses materiais que ocupam espaços, principalmente nos quintais e terrenos baldios, para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, principal transmissor de doenças como a dengue, zika e chicungunha.
A ação iniciou na rua da Colônia, e ainda essa semana será apresentado um cronograma para recolhimento no Centro da cidade, no bairro Paciência e nos povoados. Através dessa ação poderá ser impedido o descarte irregular e acúmulo de lixo em ruas, avenidas e terrenos baldios.
“Realizamos essa ação com o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para combater a dengue e eliminar materiais em que o mosquito pode depositar seus focos. São ações simples, mas que podem salvar vidas.”, disse Marilira Soares Coordenadora da Endemias.
Na oportunidade a Coordenadora da Endemias, Marilira Soares, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, na pessoa do Prefeito Djalma Beltrão, e aos secretários Geraldinho Beltrão e Marcondes Melo.
“Em nome de todos nós que formamos a equipe de endemias do município, quero agradecer o apoio do prefeito Djalma Beltrão e dos Secretários Geraldinho Beltrão e Marcondes Melo na realização dessa ação”, finalizou a coordenadora.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em no final do mês 11/2020, revelam que este ano, em Alagoas, 1851 pessoas tiveram dengue, 9 tiveram zika e 21 tiveram chikungunya. Os sintomas mais recorrentes dessas doenças são dores nos ossos, por atrás dos olhos e nas articulações, manchas avermelhadas, febre e fadiga.