PIRANHAS: Especialistas de todo O país vão discutir SUS no Congresso do Cosems-AL Municípios
Mais de 800 pessoas devem participar, no período de 18 a 20 deste mês, do VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), em Piranhas. O evento ocorre após nove anos da última edição e se propõe a ser um divisor de águas no que se refere à troca de experiências com outros Estados da federação.
Pelo menos é esta a expectativa do presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque que se mostra otimista quanto à presença de profissionais renomados que fazem o Sistema Único de Saúde (SUS) acontecer em cada recanto do país e aposta cada vez mais no investimento em educação permanente para os que fazem o SUS.
O Congresso contará com personalidades do segmento das três esferas de Governo, secretários, técnicos municipais de saúde, especialistas e militantes do SUS.
Na oportunidade haverá a premiação das melhores experiências exitosas da Mostra Alagoas Aqui Tem SUS e classificação para a Oficina ImunizaSUS.
As iniciativas irão à etapa nacional, no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorrerá em 18 de julho em Goiânia-GO.
Entre as temáticas discutidas no Congresso do Cosems-AL estão os desafios do financiamento do SUS na atual conjuntura; estratégias para o fortalecimento da regionalização do SUS; café com ideias; reunião com grupo técnico do Conasems e outra da Diretoria da entidade; minicurso sobre captação de emendas parlamentares, dentre outros assuntos que trarão enriquecimento técnico e científico sobre saúde pública para os congressistas.
O secretário de Saúde de Piranhas, Bruno Gonçalves, reafirma que é um privilégio para o municipio de Piranhas sediar o 7° Congresso Estadual do Cosems-AL e que será mais uma oportunidade de troca de experiências municipais que contribuirão para a construção de políticas de saúde pública para Alagoas.