Prefeita Eliza Alves empossa novos conselheiros de escolares em Rio Largo Educação
A prefeita de Rio Largo, Eliza Alves, empossou na última terça-feira, 31, os membros dos conselhos escolares das 34 unidades de ensino da rede municipal. A cerimônia ocorreu no auditório do Colégio Judith Paiva durante a realização do III Fórum Municipal dos Conselheiros Escolares e contou a presença dos secretários Vagner Gomes (Educação) e Elias Paranhos (Governo).
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Gestão Democrática e Política Educacional, cujo objetivo do fórum intitulado “Conselho Escolar, espaço de formação humana”, foi a construção de diálogo entre conselheiros eleitos pela comunidade.
Em seu pronunciamento a prefeita Eliza disse que o evento era um marco importante para o município em razão da gestão democrática se cumprindo o que determina o Plano Nacional de Educação, sendo os conselhos escolares exatamente fruto da gestão democrática implantada no município.
“É muito importante quando se tem junto da gente um grupo de pessoas olhando na mesma direção e querendo resolver os problemas com a mesma vontade que a gente tem. Isso significa que a gente está dividindo que vai obter de sucesso, mas também de fracasso. Isso é muito bom quando há essa parceria, sabendo ouvir e tratar como uma ferramenta para fazer o trabalho bem feito”, afirmou ela.
O secretário de Educação destacou como importante o momento para os eleitos nas escolas – segmento pais, alunos, funcionários e professores – que compõem esse colegiado para ajudar a escola em três esferas; pedagógica, financeira e administrativa. “É um momento importantíssimo para nosso município. Vocês estão assumindo hoje uma missão dentro da comunidade escolar de grande relevância”, assinalou.
Missão
O conselho escolar é normativo, deliberativo, fiscalizador e ajuda o gestor numa coparticipação. As escolas com até 401 alunos tem na composição de seu conselho tem oito membros divididos que presidente, vice, secretário, tesoureiro e conselheiros fiscais. Já as escolas que passam de 401 alunos e chegam a 701 tem no seu conselho 12 membros e quando ultrapassa 1001 alunos o conselho é composto de 16 membros. A duração da gestão é de dois anos.