Prefeito Lucas Santos apresenta balanço dos três anos de sua gestão na abertura dos trabalhos legislativos Administrativa
O prefeito de Traipu, Lucas Santos, apresentou um balanço dos seus três anos de gestão em uma solenidade realizada na Câmara Municipal do município, que marcou o início dos trabalhos legislativos.
“Pegamos uma cidade completamente abandonada, malcuidada, com praças abandonadas, crianças fora da escola, ruas sem pavimentação, escolas em estado de calamidade, postos de saúde sem nenhuma estrutura e sem medicamentos. Nossa Saúde era a pior do estado no ranking do Previne Brasil. Nos víamos no olhar da nossa população que não havia perspectiva de que as coisas pudessem mudar. Iniciamos os trabalhos e com muita determinação estamos fazendo diferente, mostrando que é possível. Muita coisa já mudou e temos muito mais para mudar”, declarou o prefeito, na abertura do seu discurso.
Lucas Santos foi recebido na Câmara de Vereadores pelo presidente da Casa, o vereador Genivaldo Rosa, e os demais parlamentares. Secretários municipais, autoridades e populares também estavam presentes no plenário do Legislativo, que ficou lotado.
Após seu discurso, onde citou ações de todas as secretarias municipais, o prefeito de Traipu apresentou um vídeo institucional mostrando todas as realizações e conquistas dos três anos de sua gestão.
“Foram três anos de um trabalho árduo, mas imensamente satisfatório. Tiramos Traipu do estado de calamidade e abandono em que se encontrava. Mudamos a cara da cidade, resgatamos a esperança que estava perdida no olhar do nosso povo. Sabemos que ainda há muito a fazer, mas vamos seguir trabalhando para tornar Traipu próspera e cada dia melhor”, disse Lucas Santos.
Confira algumas das realizações da gestão municipal, neste três anos de gestão:
- Assistência Social
Mais de 7.500 famílias registradas no CadÚnico; 4.123 kits entregues para gestantes; 1.202 atendimentos sociais; 1.494 atendimentos do CRAS; 380 atendimentos e ações do CREAS.
- Secretária dos Direitos da Criança e do Adolescente
Mais de 180 atendimentos foram realizados e crianças e adolescentes do município tiveram seus direitos garantidos.
- Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos
Realizações de ações com orientações e palestras. A secretaria também oferece um atendimento humanizado e seguro para as mulheres traipuenses.
- Saúde
Foram realizados mais de 5.800 atendimentos nas unidades de saúde municipais e nos mutirões; 600 atendimentos oftalmológicos; 1.050 atendimentos ginecológicos; 360 atendimentos geriátricos; 360 atendimentos dermatológicos; 1.380 atendimentos pediátricos; 460 consultas com nutricionista; 360 consultas com psicólogo; 1.120 exames de ultrassonografia realizados; 168 Ecocardiogramas realizados.
Traipu abandonou o último lugar entre os municípios alagoanos no ranking do Previne Brasil, saindo da 102ª para a 31ª posição, logo no primeiro ano de gestão; O município também atingiu um nível de excelência na cobertura vacinal
- Secretaria de Igualdade Racial
Distribuiu kits escolares para as comunidades indígenas e quilombolas; Mais de 400 foram entregues; reformou e entregou a fonte do Quilombo Mumbaça, em parceria com o Governo do Estado; viabilizou a instalação de energia elétrica gratuita em residências de quilombolas.
- Secretaria de Meio Ambiente
Realizou o plantio de mais de 400 árvores; implantou coletores para coleta seletiva de lixo; realizou ações de conscientização para a preservação e cuidados com o meio ambiente e com o Rio São Francisco; realização de concurso cultural ambiental e ações e projetos nas escolas e na cidade.
- Defesa Civil Municipal
Realizou o monitoramento de casas nos períodos chuvosos; Viabilizou segurança e assistência para moradores em situação de risco; realizou o mapeamento de áreas de risco; emissão de alertas e avisos e fornecimento de matérias de primeira necessidade
- Secretária de Indústria e Comércio
140 comerciantes receberam auxílio; 1.154 consultorias, emissão de documentos e atendimentos; implantação da Sala do Empreendedor, junto ao Sebrae/AL.
- Secretaria de Agricultura
Mais de 2.500 agricultores cadastrados no Garantia de Safra; mais de 700 agricultores beneficiados; quase 300 famílias beneficiadas com o Programa do Leite; 170.000 litros de leite distribuídos; 180 produtores profissionalizados no curso de Formação Profissional Rural; 180 produtores atendidos mensalmente em suas propriedades; 100 inseminações de fêmeas bovinas; 200.000 alevinos soltos; 40 mil toneladas de produtos da agricultura familiar vendidos; 80 toneladas de sementes distribuídas; Mais de 3.500 tarefas terras aradas; legalização de toda a comunidade quilombola no CAF (Cadastro da Agricultura Familiar)
- Secretaria de Urbanismo
Mudou a cara da cidade com limpeza e desobstrução de ruas; apreensão de animais soltos em vias públicas; manutenção da limpeza da Orla; realização de coleta de lixo, jardinagem, poda, capinação, lavagem de ruas, pintura de meio fio e manutenção urbana de praças e vias, de forma permanente, na zona urbana e rural.
- Secretaria de Transporte
Ganhou sede própria; recuperou e renovou as frotas de ônibus, caminhões e máquinas; formou uma frota de caminhões pipas para abastecimento de água da população e uma frota de ambulâncias novas e equipadas; erradicou o uso de caminhões para transporte de estudantes e professores, que hoje viajam em ônibus novos e confortáveis.
- Secretaria de Obras
Escolas– Reformas e ampliação de 05 escolas; 24 unidades de ensino revitalizadas; 01 creche construída; 05 quadras escolares revitalizadas.
Administração – 02 mercados públicos revitalizados na zona rural; Centro Multieducacional e Ginásio Ribeirão revitalizados; reforma da sede do Apoio Administrativo, no Povoado Santa Cruz; e construção do Centro Cultural (Casa da Cultura).
Vias e ruas – Pavimentação asfáltica em mais de 7km da estrada que dá acesso aos povoados (Olho D’água do Campo, Olho D’água da Cerca, Vila São José, Sítio Novo, Vila Santo Antônio, Mumbaça, Uruçu); 07 localidades receberam pavimentação em calçamento de ruas; 46 estradas vicinais recuperadas; Recuperação da ponte do Assentamento Marcação/ Beira Rio; Recuperação de ruas do Centro, da Zona Rural e da Ladeira da Faceira; 23 praças foram revitalizadas no Centro e Zona Rural; urbanização de 05 áreas públicas em Povoados.
Saúde- 03 UBS e 02 Unidades de Apoio a Saúde (UAS) construídas; revitalização da Unidade Mista de Saúde – Centro e mais 03 UBS;
- Secretaria de Educação
Garantia de merenda, transporte e material didático garantidos para todos os estudantes; escolas foram reformadas, revitalizadas e construída; aumento do número de alunos matriculados, no 1º ano de gestão de, 5.411 para 6.176; mais de 7 mil alunos ingressaram nas escolas municipais, nos últimos três anos, devido a uma busca ativa realizada pela pasta; mais de 8 mil estudantes atualmente frequentam a escola; 46 escolas ativas e 37 oferecem creches; 32 escolas têm Ensino Fundamental I ( 1º ao 5º ano); 12 escolas têm Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); 13 escolas ofertam EJA nos anos iniciais; 39 escolas ofertam EJA nos anos finais; capacitação e valorização de professores e servidores (com pagamento do rateio, aumento salarial, curso de formação e capacitação); número de alunos fluentes em leitura (Programa Escola 10) dobrou; realização dos projetos “A Voz” e “Soletrando”; aluno traipuense aprovado em 1º lugar na seleção para o Ifal (Instituto Federal de Alagoas); revisão, investimento e incentivo para bons resultados no SAEEB, Enem, IDEB e Escola 10; aulas de reforço.
- Secretaria de Esporte e Lazer
Realização de torneios esportivos; corridas de canoas, futevôlei, futsal, futebol, corrida, ciclismo; manutenção de quadras e campos esportivos; reforma do Centro Multieducacional (Antiga AABB); criação do projeto ‘Meninos na escola, meninos bom de bola’; Esporte Clube Traipu conquistou diversos títulos em 2023, está na 1ª divisão da Copa Brasil de Futsal e vai disputar o Campeonato Brasileiro da Categoria, em parceria com o CRB, em 2024.
- Secretarias de Cultura, Turismo e Eventos
Sediamos grandes eventos esportivos como o Traipu Ride, o Traipu Motofest e o Campeonato Alagoano de Bandas e Fanfarras de Alagoas; Realização da ‘Cavalgada dos Pais’ (com mais de 2 mil participantes); ‘Noite do Brega’, “Festival Primaverão’ (com público de 10 mil e 12 mil pessoas nas respectivas noites); Encenação da Paixão de Cristo e resgate uma das maiores tradições culturais da cidade, o Carnaval, com o Traipu Folia 2023, que foi sucesso absoluto!
- Secretaria de Ciência e Tecnologia
Mais de 6.500 atendimento no Instituto de Identificação, instalado em 2023 no município; emissão de 302 Reservistas, 105 Carteiras de Trabalho, 348 Carteiras Estudantis; Implantação do Oxetech Lab, com cursos de informática, redes e pacote Office, onde 160 pessoas são atendidas a cada dois meses; mais de 3.000 pré-inscrições realizadas; mais de 70 câmeras de monitoramento instalado por toda a cidade; climatização e informatização de todos os prédios públicos municipais.
Fotos: Eduardo Dewis / Ascom Traipu
Texto: Mara Santos/ Ascom Traipu